Se preparando para 2021
Compartilhe

A notícia de uma vacina contra a Covid-19 para este próximo ano nos trouxe, além de otimismo e esperança, também uma questão complexa sobre como será a logística de distribuição dela.

São muitos os desafios para que a vacinação chegue a todos.

Primeiro o volume de doses a serem distribuídas, pois toda a população precisará disso. Ainda é preciso considerar a velocidade entre a retirada do produto do estoque e o ponto em que a dose da vacina será disponibilizada ao cidadão. Isso exige um cuidado no manuseio durante todo o transporte. Uma das maiores preocupações é por se tratar de um produto de cadeia fria, que requer um rígido controle na manutenção da temperatura.

Atentos a isso, já estamos promovendo ações especiais para garantir esse abastecimento. Na última semana, nossa diretoria de especialidade de transportes farmacêuticos se reuniu para debater a respeito da Resolução de Diretoria Colegiada – RDC 430 e discutir as boas práticas de distribuição, armazenagem e transporte de medicamentos.

Ouvimos as sugestões dos empresários deste segmento para lidar com desafios logísticos extremos previstos. Mas obviamente, para que a vacina chegue com velocidade ao destino será preciso um plano de ação claro e pré-determinado que envolva, além do rodoviário, outros modais.

É fato que poderão existir gargalos, mas já há muito tempo estamos mantendo uma logística eficaz. Sempre com um planejamento eficiente. E esperamos mais do que nunca, que isso seja mantido.

Porque nós temos sim, capacidade não só de planejar, como também de realizar planejamento para que tudo dê muito certo.

Para este próximo ano, nosso desejo e compromisso de que faremos o possível para que a vacina contra a Covid-19 chegue a todos.


voltar