Compartilhe
22 de Agosto de 2016 – 04h13 horas / Quatro Rodas

Depois da popularização dos carros de passeio blindados, o Brasil possui um novo segmento que registra grande crescimento: o dos caminhões blindados. Um dos exemplos vem da Scania, que anunciou a venda de três unidades do modelo semipesado P 250 8×2 para a empresa de transporte Esquadra.

 

Projetados para o transporte de itens de alto valor, como eletrônicos, medicamentos, obras de arte, jóias e dinheiro, eles possuem cabine e baú com blindagem nível III, superior à do nível III-A geralmente aplicado em veículos de passeio, e capaz de suportar tiros de fuzil no calibre 7,62 mm (como o AK47 e o FAL).

 

Além da blindagem abrangente, os caminhões possuem fechaduras eletrônicas em todas as portas, duplo sistema de rastreamento, plataforma traseira elevatória, sistema de videomonitoramento, fechadura randômica e sirenes, entre outros. A capacidade de carga é de 14 toneladas, com volume de 44 metros cúbicos.

 

Os modelos P 250 8×2 possuem quatro eixos, sendo que os dois dianteiros são direcionáveis, para facilitar as manobras. Na traseira, um sistema de suspensão a ar facilita a carga e descarga. Toda a estrutura mecânica é reforçada para suportar o peso da blindagem e dos equipamentos, garantindo que o veículo não corra o risco de quebrar em situações de risco.

 

O motor é um turbodiesel de 5 cilindros e 9 litros. A potência de 250 cavalos não chega a impressionar, mas o torque (mais importante em veículos pesados) é abundante: nada menos que 117,2 mkgf a apenas 1.000 rpm. A transmissão Opticruise é automatizada e oferece diversos modos de condução.

 

Segundo a Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística, o Brasil registra prejuízos de até R$ 1 bilhão por ano com o roubo de cargas. Com isso, a venda de caminhões-forte disparou: só a Esquadra já alinha 60 veículos do tipo. A Scania, que começou a atuar no segmento em dezembro de 2015, já registrou três vendas de lotes de blindados desde então.

 

O preço dos caminhões blindados varia conforme as demandas do cliente, mas estima-se que um Scania P 250 8×2 com a configuração citada acima fique na faixa de R$ 600.000.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.