Saiba como fazer um networking transformador
Compartilhe

Descubra as estratégias para crescer profissionalmente

Uma boa rede de contatos possui poder para abrir portas e impulsionar novos negócios. Só que para transformar uma simples conversa em um verdadeiro networking é preciso mais do que distribuir cartões, é necessário criar bons relacionamentos.

Mostrando como aumentar e manter uma rede de contatos para se projetar profissionalmente, Cecilia Seabra, jornalista, mentora e dona de um LinkedIn Top Voice, comandou um workshop só para mulheres, realizado no SETCESP, como parte da programação do 3º Encontro do Vez & Voz.

“Para a mulher não é tão fácil fazer networking, tem alguns desafios a mais como, por exemplo, o medo de julgamentos, esse fator por si só nos faz deixar de aproveitar algumas oportunidades. Nossa intenção aqui é incentivá-las e capacitá-las para a ascensão profissional”, comentou Ana Jarrouge, idealizadora do Vez & Voz e presidente executiva do SETCESP.

Cecilia falou quais são as habilidades essenciais para o networking e como as potencializar. “É importante ter clareza sobre o seu ponto de partida para chegar ao objetivo, assim acrescentamos a parte ‘estratégica’ ao networking”.

Também convidou as participantes a trabalharem sua atual rede de contatos. “Pensem em quais conexões vocês têm e quais podem servir de ponte para levar a quem vocês querem ter contato”.

A especialista revelou que, mesmo não achando o LinkedIn uma rede tão interessante quanto o Instagram, ela ainda é a ferramenta que melhor funciona para o networking. E para aproveitá-la ao máximo, recomendou manter o perfil atualizado e uma interação ativa, seja por meio de comentários, curtidas ou compartilhamentos.

Escrever artigos, fazer postagens informativas e trocar ideias sobre as tendências do setor de transporte também é uma iniciativa eficaz, e não só demonstra conhecimento e experiência, mas também posiciona a profissional como uma líder de pensamento.

“Falar sobre o networking é falar sobre comunicação, e falar sobre comunicação é falar sobre as pessoas. Não é o que digo, é o que a pessoa entende”, compartilhou explicando também que “engana-se quem acha que nos comunicamos só por palavras. Tudo em nós comunica. O que digo ou não, consegue criar referências na vida das pessoas”.

Relação ganha-ganha

Outra questão que deve ser trabalhada é o princípio da reciprocidade. Desta forma, o networking não pode ser só apenas falar sobre trabalho, indica Cecília, mas sim uma conexão na qual se cria uma via de mão de dupla.

“Importante saber o que as pessoas fazem e gostam e deixar que elas saibam o que você faz e gosta, isso deixa tudo mais interessante, gera fluidez e traz ganhos mútuos”.

Segundo a jornalista, outro ponto para realmente ter sucesso na construção de sua rede de contatos é não perder a medida. Ou seja, manter o equilíbrio de não ser excessivamente o foco das atenções para não se tornar arrogante, assim como não estar no extremo oposto, e ser tímido demais para sair da sua posição e ir até as pessoas.

Ainda explicou que o nosso posicionamento é a base para construirmos credibilidade nas pessoas com quem nos relacionamos. Essa confiança é produto, dentre outras coisas, de:

  • Quem somos (nossa identidade);
  • Como projetamos nossas características e como elas são percebidas (imagem);
  • O que falam sobre nós (reputação).

“Mantenha bons relacionamentos; o estagiário de hoje, será o CEO de amanhã. Se tem um aprendizado importante com o qual vocês devem sair daqui, é a clareza de onde querem chegar, para que direção precisam ir e onde empenhar os seus esforços. Veja e seja vista”, aconselhou por fim.

Fica a dica!

5 passos fundamentais para construir pontes que contribuem no networking:

1 – Comemore conjuntamente as conquistas.

2 – Seja proativa.

3 – Vá a eventos e promova encontros.

4 – Tenha uma opinião formada para se posicionar.

5 – Esteja aberta a colaborar com iniciativas de outras pessoas.

 


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.