Roubo de cargas cresce 11,29% no 3º trimestre de 2008
Compartilhe
04 de Novembro de 2008 – 10h00 horas / Redação SETCESP
O número de casos de roubo de cargas no estado de São Paulo cresceu 11,29% no 3º trimestre de 2008 em relação à média do ano. Entre 1º de janeiro e 30 de setembro, foram registrados 4822 casos do delito no estado.
O Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região (SETCESP), por meio de sua Assessoria de Segurança, possui um convênio com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, e acompanha de perto os dados sobre o delito.
Como nos levantamentos anteriores, a capital continua sendo o principal alvo dos bandidos, e concentra 58% dos casos. Se os outros 33 municípios da Grande São Paulo forem incluídos, esse número sobre para 86%.
Segundo o Coronel Paulo Roberto de Souza, assessor de segurança do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região (SETCESP) nesse perímetro urbano circulam os Veículos Urbanos de Carga (VUC), que transportam mercadorias de menor valor agregado, e por isso, dispõem de menos dispositivos de segurança. “Esses roubos ocorrem, principalmente, enquanto os veículos estão sendo carregados ou descarregados”, alerta.
O Aumento substancial ocorrido no último trimestre deverá elevar o resultado do ano, já que projeções indicam um aumento de 3,83% na média mensal das ocorrências em relação a 2007.
O Coronel Souza afirma, ainda, que os resultados desse trimestre foram atípicos, pois desde 2003 o índice de casos se mantinha praticamente estável. “O número de casos de roubo de carga cresceu muito nos anos 90, em 2003, mesmo que em patamares muito elevados, conseguimos estabilizar os casos, desde então não havia ocorrido um trimestre com aumento tão significativo”, finaliza.

voltar