Compartilhe
01 de Agosto de 2017 – 02h35 horas / FETCESP

Foram 130 roubos nos seis primeiros meses de 2017, a maioria deles na Dutra. A cada dez casos registrados, quatro aconteceram em Jacareí.


Os roubos de carga cresceram quase 40% no primeiro semestre de 2017, em relação ao mesmo período de 2016.


Foram 93 roubos nos seis primeiros meses de 2016. No mesmo período deste ano foram registrados 130, um aumento de 39%. A maioria dos casos acontece na Dutra
A cada dez ocorrências, quatro acontecem em Jacareí, de acordo com os dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP).


Os crimes são uma preocupação para os trabalhadores. O motorista João de Lima afirma que procura trafegar com cautela. “A gente anda onde acha que tem segurança, mas não sabemos se tem ou não, é complicado”, conta.


Investigação


O número de casos que acabam esclarecidos é baixo. A dificuldade, segundo a Polícia Civil, acontece porque, normalmente, os criminosos não são da região.


“Quando a polícia é notificada do crime muitas vezes isso acontece por outra delegacia, de outra região, onde o motorista se socorre, isso dificulta muito. Mas temos realizado um trabalho intenso para identificar as quadrilhas“, disse o delegado seccional de Jacareí, José Gonzaga Marques.

 

Policiamento


O representante da federação das empresas de transporte de cargas, Paulo Roberto de Souza, afirma que falta policiamento nas rodovias. “As estruturas, em termos de efetivo e tecnologia, não acompanharam o crescimento. A polícia trabalha, mas falta estrutura”, disse.


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou em nota que, entre outras medidas, aumentou as ações de combate a esses crimes com equipes especializadas.

 

Assista a reportagem aqui


voltar