Rodízio municipal de veículos segue suspenso até dia 20
Compartilhe
13 de Janeiro de 2014 – 10h00 horas / G1
O rodízio municipal de veículos da capital paulista, chamado de Operação Horário de Pico, continuará suspenso até o dia 20 de janeiro. A restrição estava programada para voltar a valer nesta segunda-feira (13).
A Secretaria Municipal de Transportes (SMT) informou que decidiu manter a suspensão da operação por mais uma semana porque não há registro de lentidões significativas nos últimos dias.
Um estudo da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) apresentado nesta quinta-feira (9) aponta que o rodízio de veículos deve ser ampliado para vias além da região central de São Paulo.
Ao todo, 400 vias arteriais entrariam na restrição de veículos. As vias arterias são geralmente controladas por semáforos, ligam as vias secundárias e locais e possibilitam a integração entre regiões da cidade.
O rodízio municipal restringe a circulação de veículos no Minianel Viário da capital nos períodos da manhã, das 7h às 10h, e da tarde, das 17h às 20h.
O Minianel Viário, conhecido como Centro expandido, é formado pelas marginais Tietê e Pinheiros, avenidas dos Bandeirantes e Afonso D´Esccragnole Taunay, Complexo Viário Maria Maluf, avenidas Tancredo Neves e Juntas Provisórias, Viaduto Grande São Paulox e avenidas Professor Luís Inácio de Anhaia Melo e Salim Farah Maluf.
O motorista que circula em locais e horários não permitidos comete infração de trânsito de nível médio, que resulta em multa de R$ 85,13 e acréscimo de quatro pontos na carteira de habilitação.
Nos próximos dez dias, continuam valendo a Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e a Zona de Máxima Restrição ao Fretamento (ZMRF), que são zonas de restrição à circulação de caminhões e ônibus particulares.

voltar