Reunião de Diretoria Plena tem a presença de Flávio Benatti
Compartilhe
11 de Março de 2009 – 10h00 horas / SETCESP
Ontem, dia 10 de março, aconteceu a 26ª Reunião de Diretoria Plena, na sede do SETCESP, com a presença dos diretores da entidade, presidentes das diretorias de especialidade e coordenadores das comissões técnicas. Mas o encontro contou, também, com a participação especial do presidente da NTC & Logística e FETCESP, Flávio Benatti.
A reunião discutiu os diversos temas que envolvem o setor de Transporte Rodoviário de Cargas. Entre eles: a questão tributária, o monopólio postal, a restrição aos veículos de carga (em especial as Sprinters), vale-pedágio, inspeção veicular, o novo decreto sobre transporte de produtos perigosos, entre outros.
A presença de Flávio Benatti foi muito importante, pois o mesmo discorreu sobre o trabalho que a FETCESP, a NTC e a CNT estão fazendo para diminuir a carga tributária. Como a proposta para reduzir as alíquotas de PIS e COFINS, ou aumentar o direito de crédito, bem como o trabalho para ampliar o prazo de recolhimento do ICMS. Registrou a difícil missão de convencer o Ministério da Fazenda, que sempre se coloca contra a qualquer projeto de lei que reduza impostos. Outro fato debatido por Benatti foi o alto custo dos pedágios nas rodovias, haja vista o surgimento de novas praças e o aumento de tarifas nos últimos anos. Sobre esse assunto, o presidente da NTC relatou que está atuando no acompanhamento das concessões, para que haja cobranças mais justas, já que os modelos de privatização mudaram consideravelmente graças às mobilizações do setor.
Por fim, destacou o papel crucial das entidades nestas ações junto ao governo. Após a reunião o presidente do SETCESP, Francisco Pelucio, parabenizou as 21 novas empresas associadas no mês de fevereiro e prestou uma homenagem à Transportes de Máquinas Lapa, 89ª associada, desde 13/06/1980.

voltar