Restrição a caminhão menor começa hoje
Compartilhe
01 de Agosto de 2008 – 10h00 horas / Agora SP
Motoristas de caminhões pequenos terão de respeitar, a partir de hoje (1/8), um novo horário de circulação na ZMRC (Zona Máxima de Restrição), área de 100 km² do centro expandido de São Paulo. Chamados de VUCs (Veículos Urbanos de Carga), os caminhões pequenos são aqueles com até 6,3 metros de comprimento e com 2,2 metros de largura.
Até ontem (31), caminhões pequenos podem circular das 5h às 21h na zona de restrição, de segunda a sexta-feira. A partir de hoje, o período será menor, das 10h às 16h. Aos sábados, o horário continuará sendo das 10h às 14h. Entre as 21h e 5h, aos domingos e em feriados, a circulação também permanecerá liberada.
Além da regra do horário, os veículos têm que seguir dois rodízios, o normal e um especial.
As novas normas de circulação de caminhões na capital começaram neste mês. A regra geral é que caminhões só podem rodar na zona máxima de restrição das 21h às 5h. Entre 5h e 21h, têm livre acesso apenas caminhões que prestam serviço de urgência ou relevância.
A multa para quem descumprir é de R$ 85,13, mais quatro pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
O presidente do Setcesp (Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região), Francisco Pelucio, criticou a restrição. “Mais uma vez o transportador de cargas paga a conta”, disse.
Nas ruas do centro, a medida também foi criticada. “Estão impedindo a gente de trabalhar. A alternativa vai ser ficar parado nos acostamentos das rodovias”, disse o motorista Maurício Pontes, 27 anos, que faz entregas de calçados.
Em entrevistas recentes, o prefeito Gilberto Kassab (DEM) afirmou que as medidas vêm ajudando a reduzir congestionamentos na capital.
Começa amanhã circulação de caminhões pequenos em horário definido
G1
A partir de hoje, caminhões de pequeno porte só poderão circular nas principais vias do centro expandido, das 10h às 16h. A restrição valerá para os chamados vucs, os veículos utilitários de carga.
Atualmente, esse tipo de veículo já tem que respeitar outra restrição: os que têm placa com número final par só podem circular em dias pares, e os que têm placa com número final ímpar só podem circular em dias ímpares.
Os vucs são caminhões pequenos que têm até 6,30 metros de comprimento por até 2,20 metros de largura.

voltar