Reinventando a sustentabilidade
Compartilhe

Como dissemos em nossa mensagem Motivação & Sucesso anterior, o Web Summit realizado em Portugal nos dias 02 a 04 de novembro de 2022, vem se consolidando como o principal evento de inovação do mundo. A escala global do evento, a amplitude de temas e o encontro de culturas fazem com que essa seja uma oportunidade imensa de networking, aquisição de conhecimento, identificação de tendências e transformação de negócios.

A Web Summit 2022 nasceu com a premissa de identificar megatendências de negócios e como elas se aplicam a diferentes segmentos e na edição deste ano eles chegaram a cinco (05) megatendências que moldarão o comportamento das sociedades, das empresas e das pessoas nos próximos anos. Em nossa mensagem anterior analisamos a primeira megatendência que é O protagonismo da Geração Z e agora quero comentar com você, leitor, a quinta megatendência que é A SUSTENTABILIDADE REINVENTADA. “Para nossa presença no planeta, não existe ‘plano B’: se o ritmo de devastação continuar, a Terra sobreviverá, mas o ser humano terá tempos muito difíceis. A urgência desse tema se impõe em processos produtivos, na recuperação do meio ambiente e, especialmente, em repensar o consumo. Dos ‘3R’ – Reduza, Reuse e Recicle – o reuso tem um papel fundamental. Ao entendermos que o ‘descarte’ de produtos não funciona do ponto de vista planetário, fica claro que é preciso estimular a reutilização dos bens – o que gera novas oportunidades no mercado ‘second hand’, que terá um enorme crescimento nos próximos anos.

Mais do que consumo, a sustentabilidade passa a ser um valor incorporado ao mindset da sociedade – e, por isso, impulsiona comportamentos, decisões e motivações.”

Assim, temos realmente que mudar nosso modo de pensar e agir em relação ao meio-ambiente incorporando em nossas empresas e organizações o conceito e a prática da economia circular e empreender ações concretas dentro dos 3R — Reduza, Reuse e Recicle — e dar mais ênfase ao reuso do que temos dado. Assim, desde a reutilização de embalagens até o retrofit de máquinas e equipamentos, essa tendência exigirá de todos nós ações conjuntas em que toda a empresa deve ser envolvida.

Estamos preparados para essa mudança? Acreditamos na importância de reduzir, reutilização e reciclar? Fazemos o reuso de tudo o que podemos fazer? Novos tempos. Novos desafios.

Pense nisso. Sucesso!


voltar