Rastreamento de cargas com as tecnologias da Asmontech
Compartilhe

Conheça os processos e a importância

Saber por onde anda sua carga, para melhor controle e gestão das operações é fundamental. Para isso, os rastreadores são importantes. São eles que apontam para você os “rastros”, o caminho percorrido. Com esse dispositivo, é possível saber, com precisão, todo o percurso feito, desde o carregamento até a entrega e muito mais.

Como funciona o rastreamento de cargas?

Rastrear sua carga permitirá que você obtenha informações precisas sobre o transporte: caminho percorrido, o tempo de transporte, quanto combustível foi gasto para a realização do deslocamento e muito mais.

Todas essas informações são disponibilizadas para que o gestor possa tornar o serviço cada vez mais eficiente. Por isso, contar com tecnologias especiais que o auxiliarão, é fundamental.

As vantagens do rastreamento de cargas:

  • Otimiza operações;
  • Proporciona mais agilidade nas entregas;
  • Permite prevenir erros e atrasos;
  • Possibilidade de acompanhar, em tempo real, todo o trajeto;
  • Previsibilidade de entregas.

Mais segurança para o motorista e para sua carga

Faz parte de uma boa gestão prevenir-se contra situações de risco. Além de ter em mãos todo o traslado dos motoristas, logísticas de transportes, entre outros, é preciso garantir operações mais seguras. Afinal, quando o assunto é transporte de cargas, infelizmente, algo recorrente nas estradas são as tentativas de roubo dos materiais. Por isso é preciso prevenir-se contra essas situações.

Depender da sorte ou do acaso não é um caminho muito bom a ser seguido. Para precaver-se é necessário contar com o rastreamento para que, caso algo aconteça, você tenha chances consideráveis de recuperar seu material ou até impedir a ação criminosa.

E como isso acontece? Simples. Os aparelhos informam, em tempo real, o trajeto do veículo. Caso ocorra qualquer desvio suspeito ou alteração drástica na velocidade do veículo, poderá ter indicativos de que há uma tentativa de roubo em sua carga. O rastreador, então, é um grande aliado para a segurança da sua carga e para evitar grandes prejuízos financeiros.

Utilize a tecnologia para evitar preocupações

Além do rastreamento, uma das tecnologias essenciais é o “Videomonitoramento para transporte de cargas”. A tecnologia aprimora e revitaliza seu sistema de monitoramento. É composta por câmeras que captam imagens internas e externas do veículo. Isso permite que você tenha, em tempo real, visão de tudo que ocorre em sua frota, durante o transporte.

As principais vantagens são:

  • Segurança das cargas e do veículo;
  • Visualização de situações de risco;
  • Acompanhamento preciso de condução do motorista;
  • Combate de fraudes internas;
  • Total controle sobre os processos e auditoria;
  • Possibilidade de controle da depredação interna dos veículos;
  • Realização de perícias de acidentes, com o objetivo de identificar as causas;
  • Prevenção de acidentes;
  • Monitorar incidências de trânsito e infrações.

Com câmeras e MDVR, soluções Asmontech, o monitoramento é elevado a níveis ainda maiores. Além de práticos, você terá total controle sobre seus materiais com facilidade, afinal, os MDVR podem gravar sem a necessidade de cartão SD, HD ou SSD.

Possuem tecnologia 3G/4G, Wi-Fi e contam com versões de 4 até 24 canais analógicos, AHD e IP. Além disso, as câmeras possuem microfone integrado, estrutura metálica antivandalismo, proteção IP66, lentes de 2.8, 3.6 e 4.0mm com resolução 700TVL. HD (720p) e full HD(1080p). Todas as características para oferecer ao gestor as melhores condições de controlar a frota e mantê-la segura.

Existem inúmeras tecnologias especiais para realizar o monitoramento completo.

Veja os produtos sugeridos:

  • DVR e MDVR veicular;
  • Câmeras fixas e móveis;
  • Mesa controladora;
  • Software para dispositivos móveis;
  • Software para dispositivos fixos;
  • Detector de fadiga.

Para aprimorar ainda mais as operações, vale a pena contar com os monitores de 7” da Asmontech. São ideais para câmeras ré e monitoramento das portas de acesso em ônibus articulados. Eles podem operar de maneira independente ou integrado com os dispositivos MDVR. Esses equipamentos estão disponíveis na versão convencional com dois canais QUAD, com quatro canais.

Outro recurso para facilitar suas operações e aprimorar o controle é o sistema de download via Wi-Fi. Dessa forma, é possível descarregar as imagens gravadas durante o traslado dos veículos assim que eles chegam na garagem. Você terá a possibilidade de salvar as imagens capturadas na nuvem ou em algum servidor local. Reúna todas as tecnologias e proporcione mais segurança e redução de custos para sua empresa.

Monitore e impeça os desvios internos de mercadorias

A tecnologia do videomonitoramento permite que o gestor da frota faça registros de tudo o que acontece com os veículos e cargas, no local em que estão instaladas as câmeras. Dessa forma, é possível que ele investigue todas as atividades dentro do baú dos veículos. Isso permite que ele acompanhe as operações e ocorrências. Esse fator inibe que funcionários tentem movimentações suspeitas, o que evita fraudes.

Previna-se contra acidentes em transportes

Quando o assunto é transporte de cargas inflamáveis, materiais biológicos ou outras substâncias danosas ao meio ambiente e contato com seres humanos, é primordial evitar acidentes e, para isso, é exigida uma logística ainda mais cuidadosa e complexa. Nesses casos, a segurança do veículo, materiais e pessoas é fundamental.

Além da segurança que o videomonitoramento proporciona na maneira como o seu motorista conduz o veículo, caso ocorra algum acidente, envolvendo cargas desse tipo, com as câmeras, é muito mais fácil identificar as causas do imprevisto e comprovar que o acidente não foi causado por seu motorista, o que, entre diversos fatores, evita problemas jurídicos.

Grandes empresas investem em videomonitoramento

Investir em alternativas que preservem a segurança de funcionários, veículos e cargas é fundamental. Além de preservar a vida de pessoas, a receita das empresas estará também, automaticamente, resguardada. E, para transportadoras, isso é mais do que imprescindível.

Monitorar operações significa prevenir-se contra ações indesejadas e imprevistos como roubos de cargas, assaltos, desvio de combustível, má condução do motorista, entre vários outros fatores. Quando há uma central que acompanha, em tempo real, tudo o que acontece com o veículo, diversos problemas são inibidos. E é exatamente esse fator determinante que leva as grandes transportadoras a escolherem o videomonitoramento para gerenciarem suas frotas.

Algumas instituições perceberam a necessidade e, melhor, as vantagens de se ter um serviço assim e investiram na tecnologia. Essa gestão integrada de rastreamento com videomonitoramento já é real em diversas organizações de grande porte.

É extremamente necessário investir em soluções atuais e tecnológicas. Resguarde seu patrimônio e antecipe contratempos, esteja prevenido. Além de gerar maior produtividade com a gestão eficiente de transporte de suas cargas, você proporcionará mais segurança aos seus profissionais, veículos e materiais.


voltar