Rapidez no atendimento de acidentes com cargas evita danos de imagem
Compartilhe

A Pamcary é referência em agilidade e preservação da imagem do embarcador, operador logístico e transportador, no atendimento de sinistros com transporte de cargas. Essa rapidez é necessária porque, quando a imagem de uma empresa é exposta em cargas tombadas, saqueadas ou roubadas, é preciso implantar frentes simultâneas de trabalho e seguir os protocolos de qualidade do fabricante, para que a reputação da marca seja preservada, enquanto as autoridades policiais e equipes socorristas são prontamente acionadas, e os danos físicos e ambientais mitigados.

“Várias providências precisam ser tomadas imediatamente após um acidente com veículo de carga na rodovia, por isso o trabalho antecipado de predição de riscos ajuda, não apenas a evitar sinistros, como também agiliza os desdobramentos pós-ocorrência”, alerta Ricardo Monteiro, gerente executivo de riscos da Pamcary.

“Algumas empresas possuem um departamento de proteção de marca dentro da estrutura corporativa. O atendimento a sinistros que a Pamcary faz na estrada se transforma em dados que retroalimentam o trabalho de predição de riscos e a melhoria contínua junto ao cliente”, esclarece Monteiro.

A partir de uma Torre de Operações, centro de inteligência com central de dados e tecnologia aprimorada para controlar e atuar sobre riscos logísticos, a Pamcary consegue prever os principais tipos de ameaça durante as viagens e antecipar ações de neutralização. Com isso, as empresas ficam menos expostas.

A torre permanece sempre atualizada e dinâmica com dados de todos os sinistros que acontecem nas estradas, bem como o local onde eles ocorrem.

“Na predição de riscos, o cliente é orientado em fatores diversos, entre eles, como proceder na direção defensiva, situação física das estradas e alertas preditivos normalmente emitidos pela Torre”, explica Karine Dornelas, gerente de contas da Pamcary. “Um comitê de acidentes discute todos os eventos, as causas são apuradas e apresentadas ao segurado, com dados e análises essenciais para o atendimento pós-evento e evita reincidências”, complementa.

Adilson Cavali, diretor de sinistros, explica que para possibilitar a agilidade na assistência, a Pamcary se apoia na capilaridade da sua rede de atendimento com mais de 50 bases fixas, situadas em locais estratégicos em todo o país, próximos dos pontos onde a incidência de eventos é mais elevada, o que só é possível definir com a assertividade de quem atende quase 6.000 sinistros por ano.

Também contribui para a rapidez, completa Cavali, contar com comissários de avarias disponíveis para atendimento exclusivo da Pamcary, que chegam ao local do sinistro em um prazo médio de uma hora e meia.

São profissionais treinados e capacitados para atender as ocorrências, além de especialistas na reconstituição dos fatos. Eles tomam conhecimento, antes de iniciarem o seu trabalho, das peculiaridades, perfil e prioridades de cada segurado ou usuário atendido, informações valiosas, que estão armazenadas em um banco de dados, com acesso direto do local do evento.

Sergio Jorge de Freitas, gerente de qualidade da Pamcary, destaca que se o cliente precisar que a assistência ao sinistro, ou pós-ocorrência, seja feita de maneira específica, com procedimentos particulares, a empresa atende essas especificidades de maneira customizada. “Ou seja, temos a flexibilidade necessária para cada situação, se assim for a necessidade”, esclarece.

Ele explica que quando a Pamcary começa a prestar serviços para um cliente, são levantados todos os procedimentos operacionais de atendimento de sinistro e o protocolo de conduta fica estabelecido numa ficha operacional, cada uma com suas características e peculiaridades.

Essa agilidade de comunicação ganha força com o exclusivo SGS Online (Sistema de Gestão de Sinistros), que possibilita ao segurado acompanhar de maneira online e de qualquer local, o atendimento da Pamcary, podendo interagir em tempo real. Além do atendimento mais rápido, o sistema possibilita transparência e interatividade entre todos os envolvidos.

Saiba mais informações pelo site

Mapa de calor do Infolog Riscos com atendimento pronta-resposta


voltar