Radar CNT do Transporte: atividade econômica apresenta aumento de 0,05% em setembro
Compartilhe

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central  (IBC-Br), conhecido como prévia do PIB, aumentou  0,05% em setembro, após queda de 1,13% observada em agosto. O aumento da atividade econômica em setembro foi acompanhado de uma elevação do volume de serviços no país, de 0,9%, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Por outro lado, o volume de serviços de transporte apresentou leve queda, de 0,1% no mês. A análise dessas variações está detalhada no Radar CNT do Transporte – PMS e IBC-Br – Setembro/2022, publicado, no último dia 17 de novembro, pela Confederação Nacional do Transporte,

Considerando as modalidades de transporte, segundo a divisão da PMS, o segmento aquaviário apresentou a queda mais acentuada, de 1,3%. No entanto, foi o modo que mais cresceu em 2022; em setembro de 2022, esteve 33,3% acima de fevereiro de 2020. O transporte terrestre foi o outro segmento com queda no mês (-0,3%), mantendo-se praticamente no nível de agosto. Em movimento oposto, o segmento aéreo cresceu 2,1% em setembro, resultado que colocou a modalidade em um nível 3,9% acima do pré-pandemia. Por fim, o volume de serviços do subgrupo de armazenagem, serviços auxiliares aos transportes e correio também se elevou em setembro (1,1%), encontrando-se em um patamar 18,2% acima de fevereiro de 2020.


voltar