R$ 1 bilhão para segurança de mercadorias
Compartilhe
15 de Julho de 2010 – 10h00 horas / Gazeta do Povo – PR
Cerca de R$ 1 bilhão são investidos anualmente na segurança do transporte rodoviário brasileiro. De acordo com Fernando Klein Nunes, presidente do Setcepar, entre 2% e 2,5% do faturamento de um veículo se destina à prevenção de roubos e furtos. “Hoje, as empresas são obrigadas a ter os caminhões monitorados. Além de investir em rastreamento, é preciso também investir no monitoramento da carga, com um segundo rastreador. Como os bandidos conseguem desligar um, o outro segue funcionando”, explica Nunes.
Em geral, os assaltantes tendem a tentar roubar caminhões transportando remédios, alimentos, pneus e produtos de higiene e limpeza. De modo geral, no entanto, os veículos se tornaram alvos, independentemente da carga transportada.
Polícia – A Polícia Rodoviária Federal (PRF) faz nos congestionamentos a operação conhecida como “fim de fila”. “Quando há acidente ou alguma manifestação, a polícia faz a ronda no trecho para coibir assaltos”, afirma Fabiano Moreno, chefe do Núcleo de Comunicação Social da PRF. Algumas atitudes aumentam a segurança dos motoristas: manter os vidros fechados; evitar sair do veículo e, sobretudo, se afastar; não deixar objetos de valor expostos; e denunciar qualquer atitude suspeita via telefone da PRF, o 191.
A Autopista Régis Bittencourt, responsável pelo trecho, informou via nota oficial que suas equipes avisam à PRF quando identificam situações de assaltos. Ela esclarece ainda que “não cabe à concessionária tomar outras providências, porque não tem poder de polícia”.

voltar