Compartilhe
07 de Agosto de 2015 – 05h33 horas / Luiz Marins

Neste último dia 02 de agosto um dos mais famosos psiquiatras e educadores do Brasil nos deixou. Morreu o Dr. Içami Tiba.

Amigo, ele participava, anualmente, dos eventos da nossa Fundação Luiz Almeida Marins Filho, quando palestrava a centenas de professores e dirigentes educacionais , que bebiam, com emoção, da sabedoria do grande mestre.

Várias vezes conversei com Tiba sobre a aplicação de seus conceitos  ao mundo empresarial. Com relação ao seu mais famoso livro “Quem ama educa” ele sempre afirmou que o verdadeiro líder é aquele que “ama” seus liderados e como prova desse “amor” os educa. Educar vem “ex-ducere” literalmente “conduzir para fora”.

Assim, o líder é aquele que consegue extrair de seus liderados o que eles têm de melhor em benefício da sociedade. Da mesma forma discutíamos o conceito de autoridade, que vem de “auctoritas” que vem de “auctor” e que vem de “augere” que, em latim, significa “fazer crescer”. Assim, o líder é aquele que faz seus liderados crescerem. Isso é amor, dizia Tiba – fazer o outro crescer.

Em seu livro “Famílias de Alta Performance” ele retoma uma discussão que pode ser aplicada integralmente às empresas. Uma família de alta performance, assim como uma empresa, é aquela que oferece liberdade com responsabilidade; onde os membros se sentem apoiados e respondem a esse apoio com uma performance elevada, com total responsabilidade. Isso exige disciplina, afirma Tiba e novamente a palavra “disciplina” vem do latim “discipulus” – aquele que aprende – do verbo “discere” que é aprender. Assim, para se ter uma empresa de alta performance é preciso estar sempre aprendendo e para que se tenha a motivação para aprender é preciso um ambiente de “amor” no sentido de que todos se sintam amparados e seguros.

Os ensinamentos de Içami Tiba são um verdadeiro tesouro da contemporaneidade. Ler e reler seus livros e artigos é tarefa fundamental de quem queira ser melhor e fazer uma diferença positiva em todos os aspectos da vida. Tiba se foi, mas seu legado é eterno.

Pense nisso. Sucesso!


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.