Que comecem os trabalhos
Compartilhe

SETCESP lança Comissão técnica para o Vez & Voz

As novas diretrizes do movimento Vez & Voz ficaram definidas durante uma reunião por videoconferência, que aconteceu na manhã do dia 11 de maio, e contou com a participação e adesão de vários profissionais de diferentes empresas de transporte, que estão comprometidos com a promoção da diversidade de gênero.

“Foi uma alegria ter iniciado este projeto. Agora estamos focados em levar a nossa vez e a nossa voz para todo o Brasil. Precisamos demonstrar para as mulheres que o nosso setor tem oportunidades reais de trabalho, e que aqui elas são bem quistas”, afirmou Ana Jarrouge, idealizadora do Vez & Voz e presidente executiva do SETCESP.

Para o movimento, que cada vez mais, conta com apoio do público, de entidades e empresas que se tornam parceiras, foi criada uma Comissão Técnica e nela separados subgrupos de trabalhos.

Esta subdivisão possibilitará o desenvolvimento de três projetos distintos: um deles é a criação de um Índice de Equidade de Gênero, o outro é a elaboração de um Guia de Boas Práticas, e por último, uma premiação que homenageará as empresas que valorizam e fomentam a participação da mulher no setor.

“Queremos construir as próximas ações do Vez & Voz de forma colaborativa. Por isso, dividimos esses grupos, que reúnem pessoas com diferentes experiências, idades e cargos para que esta pluralidade de visões nos permita fazer algo realmente aderente para a realidade das transportadoras. Isso independente do porte da empresa”, contou Camila Florencio, que assumiu a coordenação da recém-criada comissão, e que também é responsável pelo departamento de Comunicação do SETCESP.

Florencio explicou o que visa essas três iniciativas: “o Guia servirá para ajudar as empresas a começarem a olhar para as questões de equidade de gênero e diversidade de forma prática, enquanto o Índice possibilitará acompanharmos a evolução do nosso setor em relação a estes temas”.

Já sobre a homenagem, ela destacou que será uma oportunidade para reconhecer as transportadoras que tem ações efetivas de atração, incentivo e desenvolvimento profissional de mulheres.

Panorama da diversidade de gênero

Quem esteve presente na reunião on-line acompanhou a mostra de um estudo do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), apresentado por Camila Silva, coordenadora de pesquisa e conteúdo, que revelou a situação de como as organizações têm absorvido a participação da mulher no âmbito profissional.

Um levantamento feito com 337 empresas, apontou que somente 266 possuem alguma mulher na liderança. E nenhuma delas chegam a ter pelo menos 50% de mulheres em seu quadro de líderes. Ao todo, essas companhias contam com 5.424 profissionais atuando no conselho de administração, no conselho fiscal, na diretoria, ou no conselho de administração. Desse total de profissionais, apenas 14,3% são mulheres.

As áreas de formação mais informadas pelas mulheres nas posições de liderança foram administradora de empresas (19,8%), advogada (14,7%), economista (13,3%), engenheira (12,2%) e contadora (8,9%).

Outro estudo que chamou atenção, é que 80% do universo de 86 empresas pesquisadas consideram a pauta de diversidade e inclusão importante para a organização. Entretanto, cerca da metade das empresas diz não ter metas para ampliar a participação de mulheres, seja na diretoria ou no conselho de administração.

“Apesar de falarem de ações para a diversidade, o discurso se torna incipiente quando não há nenhuma iniciativa para fomentar a participação da mulher”, apontou Silva. Ela acrescentou ainda, “uma coisa ficou bem clara a partir desses estudos: se eu quero uma empresa com mais diversidade, isso deve começar da alta gestão, o exemplo vem de cima”, constatou.

“O nosso papel é deixar uma trilha para que as empresas possam seguir, inclusive, para mudar a mentalidade de quem está no topo. Isso é bem complexo, mas facilita se ampliarmos o compartilhamento de boas experiências entre transportadoras e entidades”, resumiu a coordenadora da Comissão ao anunciar o calendário com as próximas atividades de trabalho do Vez & Voz.

Anote na agenda!

Já estão definidas neste ano, as datas para as próximas reuniões da comissão de trabalho do movimento, que devem ocorrer nos seguintes dias:

15/junho

13/julho

10/agosto

13/setembro

04/outubro

23/novembro

06/ dezembro

Participe você também!

Siga o Vez & Voz no Instagram

Também está no ar o perfil do movimento no Instagram. Acompanhe as publicações no

@vezevoz.mulheresnotrc


voltar