Compartilhe
16 de Dezembro de 2016 – 02h46 horas / Luiz Marins

Parar, refletir, perdoar, renascer. Esses são os quatro verbos que gostaria de suge-rir para você conjugar neste tempo de Natal.

 

Natal é tempo de parar. Pare com a correria. Pare com esse lufa-lufa. Pare com esse desejo de vencer a qualquer preço. Pare com essa fome de vingança. Pare com esse apego ao dinheiro e aos bens materiais. Pare com esse seu vício de competir sem parar. Pare de falar só em você; de olhar só para você; de reclamar da vida; de falar mal dos outros. Pare!


Pare para refletir. Por que está correndo tanto? Aonde quer chegar? Por que quer chegar lá? Qual o preço que você está pagando para chegar lá? Quais os seus valores? Co-mo está seu relacionamento com seu Deus e com seus semelhantes? Como está sua famí-lia? Como é você para seu cônjuge, filhos, netos, amigos? O que mais quer ter? Para que quer ter mais? Como está sua vida pessoal e profissional? Como está sua saúde física? Co-mo anda sua saúde mental?


Reflita para poder perdoar. Natal é tempo de perdão, de confraternização que quer dizer “estar com os irmãos”. Comece perdoando aqueles que você acredita que estejam ou que tenham prejudicado você. Perdoe seu marido, sua esposa, seus filhos, seus amigos. Perdoe e esqueça as mágoas que ficaram marcadas em seu coração. Perdoe seus concor-rentes, seus fornecedores, seus colegas de trabalho, seus subordinados e superiores hie-rárquicos. Peça perdão ao seu Deus pelas suas mazelas, pelos seus pequenos defeitos de caráter, pelos seus erros e omissões. Por fim, perdoe-se a si mesmo. Perdoe-se pela falta de sensibilidade ao tratar as pessoas, principalmente as mais simples; pelo apego demasia-do a coisas materiais e ao poder transitório que tem feito você uma pessoa vaidosa, orgu-lhosa e muitas vezes soberba e arrogante.


Perdoe para renascer neste Natal. Seja você cristão ou não, o que estamos comemo-rando no Natal é nascimento de Cristo. Renasça com ele, mesmo que não acredite nele. Decida-se a mudar. Mudar para ser melhor, mais tolerante, mais humilde, mais amigo, mais paciente, mais honesto, mais ético, mais generoso, mais compadecido com os excluí-dos, mais humano, mais gente. Renasça pessoal e profissionalmente. Decida-se a fazer sempre o melhor que puder, a não aceitar a baixa qualidade, a buscar seu auto aperfeiçoa-mento incessantemente, a vencer e a competir com você mesmo ou com você mesma. Renasça para ser aquela pessoa que você sempre quis ser. Aquela pessoa que fará você ter orgulho ao ver refletida no espelho todas as manhãs. Aquela pessoa que dignificará todos os dias a humanidade e fará muita falta quando partir.


Pense nisso. Pare, reflita, perdoe e renasça. É tempo de Natal. Sucesso!


voltar