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10 de Agosto de 2017 – 05h08 horas / Blog do Caminhoneiro

Para que uma carga seja transportada de um local a outro é necessário que o motorista responsável pelo transporte leve consigo documentos que comprovem que a carga é legítima, que o peso está correto, o responsável pela carga e também para consultar se o condutor está apto a realizar determinada viagem.

 

Por isso, listamos abaixo os documentos fundamentais que são exigidos para o transporte de uma DI partindo do terminal alfandegado à planta do cliente:

 

CT-E

 

O Conhecimento de Transporte Eletrônico, (CT-e), é o mais importante dos documentos. Ele é emitido pela transportadora com todas as informações do cliente, remetente e os locais de retirada e devolução da carga. Além disso, também constam dados do motorista, da DI e nº do contêiner que está sendo transportado.

 

Em caso de blitz policial, além da CNH, esse será o documento requisitado pelo policial fiscalizador para averiguação geral do transporte que está sendo executado.

 

Nota Fiscal

 

Antes mesmo de registrar um processo, é necessário possuir em mãos a nota fiscal da mercadoria a ser transportada. Ela é essencial para que no momento de ser feito o registro de transporte, a mesma seja atrelada ao CT-E fazendo com que todas as informações que constam nela, incluindo peso, valor e descrição mercadoria, sejam automaticamente gerados no conhecimento de transporte.

 

Esse documento é fundamental para comprovar o remetente e o responsável por toda a carga e para conferir se os dados da transportadora emissora do CT-E é a mesma que consta na Nota Fiscal emitida pelo importador.

 

CNH

 

A Carteira Nacional de Habilitação além de dever ser obrigatoriamente portada pelo condutor do veículo, coopera para que sejam identificados quaisquer tipos de irregularidades relacionadas a aptidão do motorista para realização o transporte.

 

Em qualquer situação de que a situação do mesmo se encontre incorreta, o transporte é interrompido imediatamente, podendo ser prosseguido apenas com outro veículo.

 

Em resumo, esses são os documentos fiscais necessários para a realização do transporte de carga seja ela contêinerizada ou não, e a falta de cada um deles pode implicar no processo e atrasar a operação.


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