Prorrogada a tolerância de 7,5% de peso por eixo nos veículos
Compartilhe
02 de Fevereiro de 2009 – 10h00 horas / SETCESP
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prorrogou para 30 de junho de 2009 a tolerância máxima de 7,5% sobre os limites de peso bruto transmitidos por eixo de veículos à superfície das vias públicas, segundo a Resolução número 301, publicada no Diário Oficial da União do último dia 22 de dezembro. A tolerância seria reduzida para 5% no início de janeiro. Os veículos que ultrapassam tal porcentagem recebem uma multa proporcional ao excesso de peso da carga transportada.
De acordo Neuto Gonçalves dos Reis, assessor técnico da NTC & Logística, a prorrogação se deu por conta de um estudo que o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – Inmetro, realizará em veículos que transportam carga líquida e a granel. Segundo ele, os transportadores do setor alegaram que a carga se movimenta durante o transporte, dificultando a pesagem nas balanças. Para isso o instituto avaliará como deve ser a tolerância correta para aquele tipo de carga.
Além disso, o adiamento oferece maior tempo para que as empresas de transporte se preparem, uma vez que as Resoluções 102/99 e 104/00, que vigoraram por sete anos, dispensavam a multa por eixo.
Gonçalves afirmou, ainda, que “está tramitando na Câmara dos Deputados Projeto de Lei de número 3833/08, do deputado Valdir Colatto, que estende essa tolerância para 10% por eixo. Isso, de certa forma trará benefícios para os transportadores, porém, gerará diversos problemas nas estradas do país”.

voltar