Prorrogada a tolerância de 7,5% de peso por eixo nos veículos
Compartilhe
02 de Fevereiro de 2009 – 10h00 horas / SETCESP
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prorrogou para 30 de junho de 2009 a tolerância máxima de 7,5% sobre os limites de peso bruto transmitidos por eixo de veículos à superfície das vias públicas, segundo a Resolução número 301, publicada no Diário Oficial da União do último dia 22 de dezembro. A tolerância seria reduzida para 5% no início de janeiro. Os veículos que ultrapassam tal porcentagem recebem uma multa proporcional ao excesso de peso da carga transportada.
De acordo Neuto Gonçalves dos Reis, assessor técnico da NTC & Logística, a prorrogação se deu por conta de um estudo que o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – Inmetro, realizará em veículos que transportam carga líquida e a granel. Segundo ele, os transportadores do setor alegaram que a carga se movimenta durante o transporte, dificultando a pesagem nas balanças. Para isso o instituto avaliará como deve ser a tolerância correta para aquele tipo de carga.
Além disso, o adiamento oferece maior tempo para que as empresas de transporte se preparem, uma vez que as Resoluções 102/99 e 104/00, que vigoraram por sete anos, dispensavam a multa por eixo.
Gonçalves afirmou, ainda, que “está tramitando na Câmara dos Deputados Projeto de Lei de número 3833/08, do deputado Valdir Colatto, que estende essa tolerância para 10% por eixo. Isso, de certa forma trará benefícios para os transportadores, porém, gerará diversos problemas nas estradas do país”.

voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.