De acordo Neuto Gonçalves dos Reis, assessor técnico da NTC & Logística, a prorrogação se deu por conta de um estudo que o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – Inmetro, realizará em veículos que transportam carga líquida e a granel. Segundo ele, os transportadores do setor alegaram que a carga se movimenta durante o transporte, dificultando a pesagem nas balanças. Para isso o instituto avaliará como deve ser a tolerância correta para aquele tipo de carga.
Além disso, o adiamento oferece maior tempo para que as empresas de transporte se preparem, uma vez que as Resoluções 102/99 e 104/00, que vigoraram por sete anos, dispensavam a multa por eixo.
Gonçalves afirmou, ainda, que “está tramitando na Câmara dos Deputados Projeto de Lei de número 3833/08, do deputado Valdir Colatto, que estende essa tolerância para 10% por eixo. Isso, de certa forma trará benefícios para os transportadores, porém, gerará diversos problemas nas estradas do país”.
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