Propósitos que nos unem a um caminho melhor
Compartilhe

Estão abertas as inscrições para o 8º Prêmio de Sustentabilidade

Propósito é a vontade de realizar algo para se alcançar um objetivo. É por acreditar que o esforço conjunto das empresas do TRC é capaz de garantir soluções que proporcionem uma qualidade de vida melhor às pessoas, a preservação do meio ambiente e a perenidade das organizações, que o SETCESP lançou no dia 10 de maio, a 8ª edição do Prêmio de Sustentabilidade.

O prêmio reconhece as iniciativas desenvolvidas pelas transportadoras em quatro categorias. Três delas representam os pilares da sustentabilidade: Gestão Econômica, Responsabilidade Ambiental e Social. E, em 2019, foi adicionada também a esfera de Responsabilidade na Segurança Viária ou do Trabalho, para reforçar a importância da preservação da saúde, portanto, o cuidado com a vida.

“Muito além premiar os transportadores, nós estamos trabalhando para aprofundar as nossas próprias ações em sustentabilidade. Nosso maior objetivo é ter mais legitimidade para dar suporte às empresas associadas, e assim, orientar e engajar a todos no mesmo propósito”, afirmou o presidente do Conselho Superior e de Administração do SETCESP, Adriano Depentor.

Ele expôs, durante o lançamento da mais recente edição, que a entidade vem passando por um processo estratégico acompanhado pela SEALL, consultoria especializada em gestão de impacto, com o objetivo de intensificar o seu posicionamento frente à temática ESG (sigla em inglês que corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança).  

Viviane Oliveira, líder de projetos estratégicos da SEALL, realçou o papel SETCESP como multiplicador de boas práticas, contando sobre o trabalho que está sendo feito com a finalidade de fazer com que as organizações aumentem a percepção sobre a necessidade de manter uma agenda sustentável. “O SETCESP tem trabalhado para que a postura sustentável seja mais forte dentro do setor. Ele não apenas fomenta, mas fortalece essas ações”, disse ela.

O Prêmio de Sustentabilidade há seis anos é feito em parceria com a revista Transporte Moderno. O diretor da OTM Editora, Marcelo Fontana, reforçou que a cada ano, o Prêmio de Sustentabilidade se torna mais importante, ressaltando que pouquíssimas entidades realizam algo parecido no Brasil.

Enquanto isso, Thiago Budni, coordenador da comissão de Sustentabilidade, durante o lançamento apresentou informações importantes para a participação das empresas que concorrerão neste ano, explicando que os critérios de avaliação da premiação consideram: o planejamento, a criatividade, a inovação, a continuidade, os indicadores, o engajamento e o investimento.

Uma grande novidade no regulamento desta 8ª edição será a oportunidade, que as empresas terão para fazer a apresentação oral dos seus cases à comissão julgadora.   Aliás, o júri técnico que avaliará os projetos será composto pelo professor de Sustentabilidade e ESG da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), Marcus Nakagawa, o também professor de Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa da Anhembi Morumbi, Humberto Maciel, a líder de avaliação de impacto da SEALL, Aline Oliveira, o superintendente de estratégias operacionais da CET/SP, Antonio Tadeu Prestes e o secretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Marcos Penido. Todos eles não possuem qualquer vínculo com o SETCESP.

Em uma das reuniões da Comissão de Sustentabilidade, em que Nagawa participou como palestrante, ele destacou que o ideal é que as empresas desenvolvam ações que façam sentido para a sua organização. “Procurem um dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) que estão ligados com a missão, visão e valores da sua a empresa. Se realiza algum projeto, qualquer que seja dentro dessa temática, não deixe de participar, é fundamental a gente mostrar as coisas boas que fazemos”, disse incentivando.

“O Prêmio de Sustentabilidade foi um projeto que começou em 2014. Como entidade queremos chamar a atenção para a devida relevância que esse tema merece. Valorizamos por meio dele, as empresas que através de suas políticas de gestão, reduzem os impactos socioambientais decorrentes de suas atividades”, acrescentou Budni.

As inscrições para o 8º Prêmio poderão ser feitas pelo site até o dia 29 de julho, e a cerimônia de premiação está prevista para ocorrer no dia 18 de outubro. Inscreva-se já!

Confira o cronograma do 8º Prêmio de Sustentabilidade

Inscrições e entrega dos cases: de 10 de maio a 29 de julho  

Avaliação dos cases pela Comissão Organizadora: de 01 a 08 de agosto

Avaliação técnica dos cases pelo júri: de 09 a 19 de agosto

Apresentação oral para banca julgadora (on-line): dias 23 e 24 de agosto

Produção dos vídeo-cases finalistas: de 25 de agosto a 03 de outubro

Avaliação dos vídeo-cases finalistas pelo júri para definição dos vencedores: de 04 a 07 de outubro

Evento com anúncio dos finalistas e reconhecimento às empresas participantes: 18 de outubro


voltar