Compartilhe
27 de Julho de 2016 – 04h42 horas / FecomercioSP

Pelo terceiro mês consecutivo caiu o número de empresários que afirmam estar com estoques acima do adequado. Em julho, a queda foi de 0,8 ponto porcentual (p.p.) passando de 37,5% em junho para 36,8% neste mês. Com isso, o índice que mede a adequação dos estoques do comércio varejista da região metropolitana de São Paulo (RMSP) registrou crescimento de 5,9% no mês. O indicador passou de 93,8 pontos em junho para 99,3 em julho. Porém, na comparação com o mesmo período de 2015, a retração foi de 14,3%, quando o índice registrou 115,9 pontos.

 

Os dados são do Índice de Estoques (IE) da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), que capta a percepção dos comerciantes sobre o volume de mercadorias estocadas nas lojas, e varia de zero (inadequação total) a 200 pontos (adequação total). A marca dos cem pontos é o limite entre inadequação e adequação.

 

Para a assessoria econômica da FecomercioSP, a terceira queda consecutiva na proporção de empresários com estoques elevados é positiva. Embora ainda seja cedo para afirmar que o cenário definitivamente melhorou, diversos dados sugerem que o pior momento está ficando para trás e não apenas por conta dos resultados de julho, mas também pela conjunção de dados extraídos das diversas pesquisas elaboradas pela FecomercioSP, as quais mostram que a confiança do consumidor e do empresário segue em alta, as perspectivas de investimento e de vendas estão um pouco melhores e a inflação em queda. Tais indicadores sugerem a possibilidade real da retomada da atividade econômica no País após a pior crise da história.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.