Compartilhe
14 de Julho de 2014 – 12h19 horas / Agência Câmara

A Câmara analisa o Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 1496/14, dos deputados Osmar Serraglio (PMDB-PR), Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e outros, que susta três resoluções (493/14, 473/14, 444/13) do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Todas elas estabelecem normas e procedimentos para a formação de condutores de veículos por meio de simuladores de direção.

As resoluções, além de tornarem obrigatório o uso de simuladores de direção em autoescolas, aumentaram a carga horária mínima exigida para formação de condutores, tanto na primeira habilitação, adição e mudança de categoria.

A Resolução 444/14, por exemplo, determina a realização de cinco horas aula, de 30 minutos cada, em simuladores de direção veicular, ministradas após o início das aulas teóricas e antes da expedição da Licença para Aprendizagem de Direção Veicular – LADV.

“Ao invés de eliminar a obrigação de uso daquele instrumento, compeliu os Centros de Formação de Condutores a utilizá-los, se desejarem se livrar daquela nova carga horária”, afirmaram os parlamentares.

Ainda segundo os autores do projeto, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) não cumpriu compromisso, feito em reunião com líderes partidários, de eliminar a obrigatoriedade de simuladores, ao editar a resolução obrigando o uso do aparelho.

“Em que momento, nos ajustes estabelecidos no acordo de lideranças, se cogitou no aumento de carga horária, relativamente aos simuladores?”, questionaram os deputados.

A Câmara já rejeitou, em abril deste ano, projeto (PL 4449/12) que exigia simulações antes do início das aulas de direção em via pública e tornaria obrigatória a aquisição pelas autoescolas das máquinas, mas as resoluções editadas pelo Contran retornaram com a exigência. Para os deputados, o órgão ultrapassou o poder regulamentar na medida em que está criando, por via indireta, uma obrigação.

Tramitação

O projeto será analisado pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, será votado pelo Plenário.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.