Compartilhe
21 de Julho de 2016 – 05h06 horas / G1

Foi preso na quarta-feira (20) o suspeito de chefiar a maior quadrilha de roubo de caminhões do Rio Grande do Sul. A ação, da Delegacia de Repressão ao Roubo de Veículos, ocorreu em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre.

 

O homem, que tem 46 anos, foi preso em flagrante. Ele é mecânico e dono de uma oficina na cidade. “Ele é um excelente mecânico e com esse conhecimento acabou enveredando para o mundo do crime”, diz ao G1 o delegado Adriano Nonnenmacher, um dos responsáveis pela investigação.

 

Foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva. Na oficina do suspeito, localizada no bairro Mathias Velho, a Polícia Civil encontrou um caminhão que havia sido roubado na noite de terça (19), também em Canoas. O veículo já estava desmanchado. Pelo flagrante, ele será indiciado por receptação e adulteração de sinal identificador.
O investigado atua no furto e roubo de veículos pesados, em geral, caminhões, há cerca de uma década. No esquema da quadrilha, o receptador fazia o pedido e o mecânico encomendava com os ladrões, que roubavam e entregavam o veículo em um determinado local, onde ficava por horas ou dias até ser repassado ao comprador.

 

“Ele fazia o meio de campo, contatava os assaltantes e encomendava os roubos. Ele é um nome muito conhecido nesse tipo de delito, é uma espécie de negociador de roubos”, diz o delegado Marco Guns, que também realizou a investigação.

 

A maior parte dos furtos e roubos ocorre nas cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre. Parte dos veículos é desmanchada para revenda de peças e outra parcela é clonada.

 

A Polícia Civil já havia descoberto uma propriedade que servia de depósito e esconderijo de caminhões roubados, em Gravataí, também na Região Metropolitana de Porto Alegre. “Era um local em que ele depositava cabinas e partes dos caminhões”, detalha Guns.

 

Segundo o delegado, após a prisão, o suspeito disse que se "sente injustiçado" e afirmou que é procurado por criminosos para realizar as negociações. "Contudo, minutos depois, encontramos o caminhão no interior do depósito. O veículo havia sido roubado na noite anterior", frisa o delegado.

 

Ainda conforme a Polícia Civil, o homem também está envolvido em extorsões e fraude em seguros. Os comparsas dele já foram presos ao longo da investigação. Com isso, a expectativa é que os índices de furtos e roubos de veículos de carga sejam reduzidos.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.