Presidente do SETCESP se reúne com o secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Transportes
Compartilhe
17 de Dezembro de 2008 – 10h00 horas / SETCESP
No dia 16 de dezembro, o presidente do SETCESP, Francisco Pelucio se reuniu com o secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Transportes, César Mecchi Morales. O objetivo do encontro foi discutir a liberação total da circulação dos Veículos Urbanos de Cargas (VUCs) na ZMRC (Zona Máxima de Restrição de Cargas de Caminhões).
A reunião é conseqüência de um encontro entre o presidente e o prefeito Gilberto Kassab, no último dia 1º, que tratou sobre a liberação dos VUCs do rodízio de placas pares e ímpares. O prefeito repassou a demanda para a Secretaria de Transportes, que discutiu no encontro diversas propostas para a libeação dos VUCs.
O presidente do SETCESP sugeriu ao secretário a possibilidade de se fazer um teste, liberando do rodízio os VUC s com motor Euro 3, no período de férias escolares.A proposta visa estudar o impacto que a ação gerará no trânsito e no TRC.
Tal idéia foi reforçada graças a dados que o setor possui sobre uma queda de 30% no volume de veículos que circulam pela capital e também pela atual conjuntura econômica, que trouxe uma diminuição no transporte de produtos.
O secretário-adjunto, César Morales se comprometeu em estudar a proposta e marcar novas reuniões para decidir o assunto. Se aprovada e com resultados positivos o secretário Municipal de Transportes, Alexandre Moraes, avaliará a possibilidade de estender a liberação do rodízio até o mês de novembro de 2009, quando se inaugura o trecho Sul do Rodoanel.
Após a inauguração, o SETCESP pleiteará a liberação total dos VUCs, já que o setor defende que há em São Paulo menos de cinco mil desses veículos circulando na ZMRC e que nem todos rodam ao mesmo tempo.

voltar