
Na manhã desta terça-feira (15), o presidente do SETCESP, Marcelo Rodrigues, participou, a convite do governador Tarcísio de Freitas, de uma importante reunião no Palácio dos Bandeirantes com lideranças empresariais e representantes de entidades setoriais.
A reunião teve como tema central a análise dos impactos econômicos das novas tarifas comerciais aplicadas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros.
A iniciativa do encontro partiu do próprio governo como uma resposta à medida anunciada pelo presidente norte-americano Donald Trump, que pode afetar diretamente o desempenho das exportações brasileiras, sobretudo as originadas no estado de São Paulo.
Também estiveram presentes o Secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lima e o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima e o encarregado de negócios da Embaixada Americana no Brasil, Gabriel Escobar – reforçando o caráter diplomático e construtivo da agenda.
Durante a reunião, Tarcísio enfatizou que o movimento do Governo de São Paulo é complementar às ações do Governo Federal e mobilizar o setor empresarial paulista para atuar diretamente junto a seus interlocutores americanos, visando construir uma solução pragmática e diplomática para minimizar os efeitos das sobretaxas.
O presidente do SETCESP, Marcelo Rodrigues, destacou a preocupação do setor de transporte rodoviário de cargas com a instabilidade gerada por esse tipo de medida unilateral, ressaltando os reflexos logísticos que isso pode acarretar.
“Estamos diante de um momento que exige a união dos setores produtivos e logístico. O tarifaço impacta toda a cadeia de suprimentos e exige uma reação coordenada. O TRC é parte estratégica da engrenagem das exportações brasileiras e o SETCESP está à disposição para contribuir com dados, análises e propostas que ajudem o país a manter sua competitividade e garantir previsibilidade aos operadores logísticos e embarcadores”, afirmou Marcelo.
A entidade, que representa mais de 40 mil empresas do setor, reforça a necessidade de estabilidade regulatória, segurança jurídica e integração entre os entes públicos e privados para superar essa crise externa com inteligência e agilidade operacional.
O gesto do governador, ao reunir o setor produtivo em São Paulo, mostra que o Estado está buscando por soluções para assegurar que os interesses dos exportadores e da indústria nacional sejam respeitados.
voltar