Presidente do SETCESP e Gilberto Kassab se encontram para discutir a liberação da circulação dos VUC
Compartilhe
03 de Dezembro de 2008 – 10h00 horas / SETCESP
No dia 1º de dezembro, o presidente do SETCESP, Francisco Pelucio e o ex-presidente da entidade, Urubatan Helou, se reuniram com o prefeito da cidade de São Paulo, Gilberto Kassab, para discutir a liberação total da circulação dos Veículos Urbanos de Carga (VUCs) na Zona Máxima de Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) entre outros assuntos de interesse do setor.
No encontro, no qual o prefeito de São Paulo mostrou-se prestativo às questões do segmento, foram apresentadas propostas que visam beneficiar tanto as empresas de transporte quanto o trânsito da capital paulista.
Com a instituição do decreto que restringe a circulação de caminhões no período das 5 às 21 horas, ocorreram diversas reuniões do SETCESP junto à prefeitura de São Paulo. Tais encontros amenizaram a restrição com o estabelecimento de um rodízio de placas aos VUCs, que passaram a circular com restrição parcial (nos dias pares, circulam veículos de placas pares e, nos dias ímpares, os de placas ímpares) – mas o setor de TRC ainda não está satisfeito.
Na reunião, a liberação total desses veículos foi debatida de acordo com um estudo técnico realizado pelo SETCESP que reforça que os VUCs representam apenas 0,2% (cerca de 5 mil veículos) da frota da capital, e que nem todos vão para as ruas diariamente. Além disso, mais de 80% desses veículos foram fabricados a partir de 2004 e possuem o motor Euro III, que emite menos poluentes na atmosfera, amenizando, assim, os efeitos causados por esses veículos na atmosfera.
O Presidente Francisco Pelucio registrou no encontro que foi a própria prefeitura (desde a gestão Celso Pitta) que incentivou a aquisição destes veículos, por isso se faz necessário que a atual administração reveja a decisão de restringir o VUC de circular na ZMRC, até porque haverá uma tendência de diminuir o tráfego de veículos na cidade, já que se teria menos utilitários rodando.
Outro tema que foi debatido é a falta de infraestrutura para recebimento de cargas nos grandes supermercados e shopping centers; este e a liberação do VUC serão alvo de conversas com o Secretário Municipal de Transporte que avaliará as propostas do SETCESP oportunamente, conforme deliberação do Prefeito Gilberto Kassab.

voltar