Presidente do SETCESP comenta as restrições em reportagem da Folha de São Paulo
Compartilhe
22 de Setembro de 2010 – 10h00 horas / Imprensa – SETCESP
Reportagem da Folha de São Paulo publicada ontem, 21 de setembro, traz a opinião do presidente em exercício do SETCESP, Manoel Sousa Lima Jr., que alerta sobre a necessidade do abastecimento da cidade neste cenário de restrições e proibições aos caminhões.
Confira a reportagem na íntegra:
SP vai restringir caminhão no Morumbi
Nova proibição deve atingir avenidas Morumbi, Giovanni Gronchi, Guilherme Dumont Vilares e Jorge João Saad
Folha de S. Paulo – 21/9/2010
A gestão Gilberto Kassab (DEM) decidiu ampliar a área de restrição aos caminhões para a região do Morumbi. A medida, anunciada ontem, busca atenuar um efeito colateral do veto aos veículos pesados na av. dos Bandeirantes e marginal Pinheiros.
Desde que a proibição passou a ser fiscalizada, no dia 2, caminhões migraram para vias das zonas oeste e sul, sob protesto de moradores. A nova restrição deve atingir ao menos quatro corredores importantes: Morumbi, Giovanni Gronchi, Guilherme Dumont Vilares, Jorge João Saad e sua extensão, Jacob Salvador Zveibil.
Os moldes serão semelhantes aos da marginal Pinheiros e Bandeirantes, onde, nos dias úteis, os caminhões não podem rodar das 5h às 21h -exceção aos VUCs (veículos pesados de até 6,3 m) e a algumas atividades. A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) dará um período de adaptação antes de multar, mas não divulgou ainda a data de início.
Migração – A meta da gestão Kassab é, de novo, empurrar veículos pesados para o Rodoanel. Moradores alegam que a restrição aos caminhões em algumas vias do Morumbi não resolve os problemas, porque eles só tendem a migrar novamente para outras.
“Quando aperta de um lado, estufa do outro“, diz Celso Neves Cavallini, presidente do Conseg do Portal do Morumbi, para quem a solução é liberar a marginal Pinheiros.
Um temor dele, por exemplo, é que a rua Dr. Luiz Migliano receba veículos da Guilherme Dumont Vilares. Há queixas também contra caminhões na av. Cupecê.
Limite – “A prefeitura dá um tiro e depois quer correr atrás da bala. Há caminhões que precisam abastecer a cidade e terão que buscar outras vias“, diz Manoel Sousa Lima Jr., presidente do Setcesp (sindicato das empresas de carga).
O setor pressiona a prefeitura para que as restrições na marginal Pinheiros se limitem das 7h às 10h e das 17h às 20h. Ele alega haver desabastecimento em Santo Amaro.
Exceções – A gestão Kassab está inclinada a abrir mais exceções para atenuar descontentamentos. O sindicato dos condutores de cargas próprias ameaça parar a categoria e bloquear vias no começo da semana que vem se não houver a liberação do transporte de caçambas e basculantes.
Além dos que reivindicam a necessidade de entregar na capital, a resistência ao Rodoanel existe mesmo entre os que estão de passagem. A distância é um motivos. A rejeição tende a aumentar com a cobrança de pedágio no trecho sul, prevista para 2011.

voltar