Presença física e virtual para superar desafios
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Vipal Borrachas amplia alcance de meios digitais durante a pandemia, mas não descuida do presencial

Quando a pandemia começou, em março, o ambiente de incertezas foi tamanho que havia quem pintasse o pior dos cenários. Tiveram, entretanto, empresas que souberam extrair do momento difícil oportunidades não apenas de aperfeiçoamento de seu negócio quanto, inclusive, de enfrentamento da crise. E novas tecnologias foram importantes aliadas neste processo.

A Vipal Borrachas se enquadra no perfil das que tiraram proveito da situação. A empresa percebeu que o melhor a fazer era aproveitar seus recursos, tanto no meio virtual quanto no campo, para qualificar o mercado em que atua. Desta forma, uma das primeiras atitudes da Vipal foi facilitar o acesso a cursos à distância através de sua universidade corporativa, a Univipal para todo o mercado transportador.

Diretor comercial e de Marketing da Vipal Borrachas, Guilherme Rizzotto

Levando conhecimento

De maneira a ampliar os esforços para unir o segmento, bem como estar ao lado do reformador e do transportador num momento delicado, a Vipal compartilhou sua expertise em cursos EAD de aperfeiçoamento antes destinados apenas a clientes e parceiros com a intenção de qualificar profissionais do ramo para o enfrentamento pós-Covid. Os números comprovam o sucesso da ação: as matrículas para as atividades da universidade mais que dobraram, dando um salto de 9 mil matriculados, em 2019, para mais de 20 mil este ano.

De fato, houve um volume grande de atividades online da Univipal este ano em razão das exigências de distanciamento social. A medida, no entanto, não tem nada de emergencial, pois veio para ficar. “Já tínhamos treinamentos EAD, mas pela necessidade, ampliamos os temas e sentimos uma ótima aceitação do público, consolidando-nos ainda mais como gestores de conteúdo técnico no mercado”, observa Andreia Peruzzo, Coordenadora da Univipal.

Olhando para dentro de casa

Foi também por meio de sua universidade que a Vipal deu outro passo importante num momento em que alguns cancelavam atividades por causa da crise. Em abril, quando muitas empresas tiveram que colocar seus colaboradores em home office, a Vipal Borrachas, mais do que apenas cumprir os afazeres já desempenhados, identificou uma oportunidade de aperfeiçoamento profissional tendo no meio digital um recurso imprescindível.

Assim, os cursos da Univipal passaram a contemplar também as equipes comercial e técnica da Vipal no Brasil e exterior, com orientações em tempo real de instrutores da universidade. A ideia, exitosa, foi a de aproveitar o momento de distanciamento social para reciclar conhecimentos e preparar ainda mais seus profissionais para atenderem as novas demandas do mercado.

Atenção ao “olho no olho”

Não é porque cresceu o virtual, que o tradicional “olho no olho” deva ser relegado. Pelo contrário. Tanto que a própria Vipal mantém equipes em campo e em contato constante com transportadores e reformadores de forma a levar-lhes as melhores soluções. Uma destas é a Administração de Frotas, que a Vipal realiza para frotistas e que tende a ganhar cada vez mais adeptos. Por esta modalidade, a Vipal personaliza o atendimento, cuidando desde o fluxo dos pneus até resoluções de problemas no caminhão. Tudo em nome de uma palavra mágica: economia. Este serviço gera grande valor agregado para o transportador, uma vez que ele se sente tranquilo em delegar tal função, executada diretamente pelos gerentes de frota da Vipal.

Outra ação inovadora para os segmentos de reforma de pneus e de transporte foi a CAT – Central de Assistência Técnica da Vipal. Com duas frentes de atendimento, Suporte Técnico em Automação, voltado para as reformadoras da Vipal Rede Autorizada, e Suporte Técnico em Processo, responsável por treinamentos online, dúvidas, orientações técnicas, entre outros (inclusive, para clientes de fora da rede), a CAT propõe-se a fazer o primeiro contato com o cliente. Além da equipe de campo, a Vipal disponibiliza também este serviço direto, que tem como principais vantagens a agilidade do atendimento.

A capacidade de entender um período tão turbulento com um olhar positivo é possível devido à visão disruptiva que a Vipal tem em seu DNA. “Tudo o que estamos vivendo atualmente é um laboratório muito importante para todas as atividades, inclusive a nossa”, aponta Guilherme Rizzotto, Diretor Comercial e de Marketing da Vipal Borrachas. “Seguimos com nossas equipes de campo atentas aos nossos clientes, mas é fato também que as ferramentas online são fortes aliadas neste processo que estamos vivendo”, conclui. Como se vê, seja pela transformação digital, seja pelo aperfeiçoamento das práticas tradicionais, o objetivo é estar sempre superando desafios.

Vipal

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