Posso renovar minha CNH antes do vencimento?
Compartilhe

Durante a pandemia, unidades de Detrans em todo o Brasil foram fechadas e, consequentemente, milhares de motoristas não conseguiram renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Assim, o prazo para tirar uma nova via foi adiado. No entanto, documentos vencidos a partir de janeiro de 2023 voltaram a ter aos prazos anteriores, ou seja, 30 dias contados desde a data do vencimento.

Mas há quem prefira se antecipar e renovar a CNH antes mesmo do prazo de validade. E é possível. De acordo com o Detran, condutores podem solicitar um novo documento desde 30 dias antes do vencimento da CNH.

Como renovar a CNH?
Dá para realizar o processo de renovação online ou presencialmente. Até agora, pelo menos 19 estados brasileiros têm a opção de renovação da carteira de motorista pela internet. São eles: Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, São Paulo e Sergipe.

O passo a passo para realizar essa tarefa difere um pouco entre os estados, mas as condições normalmente são as mesmas.

Quais são as condições para renovar a CNH online?
– Ter habilitação com foto e em situação regular. Ou seja, sem estar suspensa ou cassada;
– Estar com a habilitação vencida ou a 30 dias do vencimento;
– Não ter qualquer processo em andamento;
– Não solicitar alteração de dados para a nova CNH, com exceção a inclusão ou exclusão do exercício de atividade remunerada.

Passo a passo
Para iniciar o processo, o motorista precisa acessar o site do Detran e fazer o login com CPF ou CPNJ e senha. Caso ainda não tenha uma conta, é necessário fazer o cadastro. Em seguida, você precisa confirmar seus dados e fazer a solicitação.

O próximo passo é o único feito de forma presencial: a realização de exames. Se a renovação da CNH for para as categorias C, D ou E, o condutor precisa fazer o exame toxicológico. Caso contrário, apenas o exame médico é exigido. Em São Paulo, essa última avaliação deve ser agendada no próprio site do Detran e a taxa é paga diretamente ao médico.

Vale lembrar que o teste toxicológico deve ser feito antes do exame médico e o intervalo da realização entre eles deve ser de até 90 dias. Aliás, quem exerce atividade remunerada ligada ao transporte de bens ou de pessoas ainda precisa passar por uma avaliação psicológica obrigatória. A taxa da avaliação também é paga diretamente ao psicólogo.

Com os exames e a avaliação aprovados, o último passo é pagar a taxa de emissão da renovação da CNH juntamente com o custo de envio do documento. Os valores variam de acordo com o estado. Em São Paulo, o preço atual é de R$ 124,06.

Tempo para entrega
Depois de cumprir todas as etapas do processo, o prazo para a liberação da versão digital da CNH no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) é de três dias. Já o documento físico deve chegar no endereço cadastrado em até 14 dias.

E quem não renovar a CNH?
Vale lembrar que conduzir com a CNH vencida é infração gravíssima, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Caso seja parado em uma blitz, o motorista recebe multa de R$ 293,47, além de sete pontos na habilitação.


voltar