Compartilhe
29 de Agosto de 2016 – 05h03 horas / Portal Brasil

Os portos públicos e os terminais privados brasileiros movimentaram 491 milhões de toneladas no primeiro semestre de 2016. A quantidade de carga física que passou pelos portos cresceu 2,06% em relação ao primeiro semestre do ano passado.
As informações constam de levantamento Estatístico Aquaviário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).


O Porto de Santos teve a maior participação individual na carga administrada pelos portos brasileiros: cerca de 67,96 milhões de toneladas de carga foram transportadas por ali no primeiro semestre deste ano.
Entre as mercadorias transportadas, o embarque do chamado complexo soja — composto por grãos e farelo — liderou o ranking das cargas mais movimentadas no porto paulista, alcançando 17,14 milhões de toneladas, com alta de 11,4% em relação ao ano anterior.


A seguir, vêm as exportações de açúcar, registrando 10,46 milhões de toneladas e crescimento de 16,4% no período e a expressiva marca de 20,1% de incremento no mês de julho. O milho também se destacou com alta de quase 40% e 3,18 milhões de toneladas exportadas.


Navegação por rios


Houve crescimento também na navegação feita pelas hidrovias do interior do País. Segundo a Antaq, 17,5 milhões de toneladas foram transportados utilizando essa navegação no período entre janeiro e junho deste ano, representando crescimento de 27,95% em comparação ao primeiro semestre de 2015.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.