Compartilhe
20 de Abril de 2018 – 15h45 horas / SETCESP

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu liminar na Ação Direta de Inconstitucionalidade para suspender Lei de São Paulo que exige a presença de farmacêutico nos quadros das empresas que realizam o transporte de medicamentos e insumos farmacêuticos.

 

O ministro observou que essa exigência nada acrescentou à higidez sanitária dos procedimentos para circulação de medicamentos e que não houve a demonstração de que os farmacêuticos seriam os únicos ou mesmo os mais qualificados profissionais para assegurar o cumprimento da legislação sanitária na fase de transporte.

 

Há tempos que o segmento de transporte de medicamentos é vítima dessa norma, porém a Lei só obriga um farmacêutico por estabelecimento no caso das farmácias. O SETCESP acredita que é importante que a transportadora tenha esse profissional em seu quadro de funcionários, mas em escala compatível com as suas necessidades operacionais.

 

Também é relevante ressaltar que estas transportadoras possuem licença da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa para operar e só obtém essa licença quem possui boas práticas no transporte desses produtos.

 

Nesse sentido, o SETCESP destaca a decisão do STF que vai de encontro a um transporte de medicamentos seguro e dentro da lei.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.