Índice identifica redução da confiança empresarial dos executivos no primeiro semestre de 2023.
Compartilhe

O nível de confiança do empresário brasileiro, de empresas de médio porte, no desempenho de seus negócios teve uma redução considerável em comparação ao segundo semestre de 2022. Isso é o que diz a terceira edição do Índice de Confiança das Médias Empresas (ICME®), um indicador criado pela Fundação Dom Cabral para analisar o cenário das empresas de médio porte no Brasil, ajudando-as a adotar estratégias que influenciam diretamente na performance do negócio.

Segundo o ICME®, a percepção de uma piora das condições da economia brasileira e de crescentes incertezas políticas e sociais foram fatores cruciais para o recuo de 3,2 pontos na taxa de confiança empresarial.

Concebido e desenvolvido pelo Centro de Inteligência da FDC Médias Empresas, o Índice de Confiança das Médias Empresas (ICME®) é uma iniciativa precursora que reflete uma visão ampla e aprofundada a respeito da percepção das médias empresas sobre a economia, o ambiente sociopolítico, o setor em que atuam e a realidade brasileira.

Apesar do recuo de 3,2 pontos na taxa de confiança, é importante ressaltar que houve um avanço de 1,4 ponto nas expectativas para os próximos seis meses. “O empresário brasileiro, em geral, é otimista, pois mesmo percebendo um ambiente atual pouco favorável para os negócios, acredita na força da sua empresa e de suas estratégias, e tem um olhar mais confiante para o futuro”, analisa Áurea Ribeiro, professora da Fundação Dom Cabral (FDC).

Esse é o grande valor de medirmos o ICME®, pois ele possui uma relação direta com a intenção de crescimento e investimento das empresas. Os empresários e executivos podem utilizá-lo como um termômetro do nível de investimentos no crescimento do negócio que seus clientes, parceiros de negócios e competidores estão projetando para os próximos meses, podendo ajustar as estratégias e perspectivas da empresa ao padrão observado nas demais empresas de médio porte.

Todos os dados coletados nesta terceira edição do ICME® podem ser conferidos gratuitamente no ebook publicado na página da FDC Empresas. Para acessá-la, basta clicar aqui.


voltar