Ponha mais luz em sua vida!
Compartilhe:

Luiz Marins

Tenho ficado impressionado ao ver que há empresas escuras, mal iluminadas.

Vejo também que há pessoas que não iluminam suas casas como deveriam para o bem-estar de suas famílias.

Pesquisas comprovam que a pouca iluminação é um dos maiores causadores da depressão, da tristeza, da baixa autoestima e da baixa produtividade nas empresas.

É sabido que nos países onde o inverno é muito rigoroso, com noites longas e dias curtos, as pessoas são mais depressivas e os índices de suicídio chegam a ser alarmantes, principalmente naquela estação do ano.

Antes do advento das lâmpadas LED, as pessoas e empresas justificavam a baixa iluminação pelo custo elevado da energia elétrica. Agora esse motivo não existe mais ou é menos justificador da escuridão das casas e empresas.

Estudos demonstram que salas de aula mal iluminadas causam baixa aprendizagem nos alunos que se sentem com pouca disposição para prestar atenção, perguntar e se relacionar.

A má iluminação de fábricas e escritórios tem sido considerada um dos principais motivos da desatenção, da dispersão, da fadiga e dos acidentes no trabalho.

Num de nossos trabalhos voluntários visitamos uma família que relatava uma série de problemas com o comportamento dos filhos. Ao entrarmos na casa logo nos sentimos mal devido à escuridão dos ambientes. A sala, a cozinha, os banheiros, toda a casa era pessimamente iluminada, escura, triste. Um médico psiquiatra que nos acompanhava logo deu seu diagnóstico: viver neste ambiente escuro só pode trazer problemas a esta família, afirmou ele.

Em nossas consultorias temos orientado empresários a iluminar mais os ambientes de trabalho. A alegria, o “clima empresarial” e a produtividade sempre aumentam quando nossa orientação é colocada em prática, apesar do ceticismo de muitas pessoas que custam a compreender a importância da iluminação abundante no bem estar, na qualidade da vida e do trabalho para o ser humano. Luz é alegria!

Pense nisso. Sucesso!


voltar