Policiais civis da Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD), desarticularam uma quadrilha composta por seis pessoas suspeita de envolvimento com roubo e desvio de carga e veículos na capital amazonense.
O grupo estava sendo investigado há um mês pelo setor de inteligência da DERFD por terem praticado roubo de mercadorias de posse da LS Transporte, ocorrido no Distrito Industrial.
A prisão dos suspeitos ocorreu por volta das 11h, na última quarta-feira (11), na avenida Max Teixeira, nas proximidades do Terminal de Integração 3, bairro Cidade Nova, Zona Norte de Manaus, após denúncia de que o bando se preparava para mais uma ação criminosa.
Com o bando, os investigadores apreenderam um revólver calibre 38, 11 munições intactas, um veículo modelo Eco Sport, cor dourada, placa não revelada e uma carga de alimentos não perecíveis avaliada em aproximadamente R$ 47,9 mil, 1.400, quilos de farinha e feijão, que haviam roubado de uma distribuidora. Na ocasião, quatro pessoas foram presas, Diego Jorge dos Santos Silva, 28, Maria Lúcia Clementino, 45, Elifas Lopes Faria, 28, e Darlison Ferreira Mendes, 23.
Após a prisão do quarteto, a polícia chegou a localização dos outros dois integrantes. A dupla, Wallington Batista Leal, 22, e Dione Pereira de Aquino, 31, o ‘Neguinho’, apontado como líder do bando, foram presos em uma distribuidora de propriedade de Dione, situado na rua Criciúma, bairro Grande Vitória, Zona Leste da cidade.
De acordo com o titular da DERFD, delegado Adriano Félix, o bando abordava os caminhões com mercadorias avaliadas em até R$ 85 mil e revendiam as estivas à comerciantes da Zona Leste da capital. Na ação, eles utilizavam o veículo para abordar o funcionário da empresa. Conforme a polícia, Maria Lúcia atuava como motorista da quadrilha.
“A quadrilha mantinha divisão de tarefas durante as ações criminosas. Cada integrante tinha um dever, e Dione chefiava o bando como agir durante as abordagens da quadrilha. Eles chegavam no veículo, abordavam os funcionários das distribuidoras, depois levavam o caminhão com a mercadoria. Os outros integrantes guiavam o carro na frente do caminhão até o galpão na Zona Leste, onde era guardado a mercadoria oriunda do roubo”, disse o delegado.
Conforme a polícia, Dione, Diego e Maria Lúcia não quiseram comentar sobre as acusações. Elias e Wallington negaram o envolvimento no crime. Segundo o relatório de polícia, Darlisson é foragido do regime semiaberto do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), onde já responde pelo crime de tráfico de drogas e roubo.
“Durante a coletiva de imprensa, com tom de ironia, Darlisson disse: “Mais uma vez sou celebridade da polícia, já que a casa caiu, estamos aqui mais uma vez para pagar”.
Darlisson foi preso em 2013, e cumpriu um ano e sete meses de pena por roubo de carga.
A polícia irá acionar a Secretaria do Estado da Fazenda do amazonas (Sefaz) para verificar se os produtos achados no comércio do Dione são de origem criminosa. O delegado acredita que os produtos roubados pelo bando não eram vendidos na distribuidora do Dione.
Os seis integrantes irão responder por roubo majorado e organização criminosa. Eles foram encaminhados para Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, no Centro, onde ficarão à disposição da Justiça.
voltar