Pioneirismo da Braspress transformou o  campo de oportunidades nas estradas
Compartilhe

A Braspress, tradicional transportadora de encomendas nacional, vem aprimorando um movimento de transformação e inclusão no setor de transporte desde 1998 com o programa Rainhas do Volante, criado a partir da visão pioneira do Diretor-Presidente, Urubatan Helou, após uma viagem ao exterior em que observou uma mulher dirigindo um ônibus articulado – fato que desencadeou uma mudança cultural na Organização.

Na época, 100% do quadro de motoristas da Companhia era masculino e a Braspress a partir desse pioneirismo abriu espaço para mulheres poderem trazer ganhos não só sociais, mas também operacionais pois através de estudos internos, comprovou-se que motoristas mulheres apresentam: maior cuidado com os veículos (reduzindo custos de manutenção); economia de combustível; menos acidentes; e relacionamento mais cordial com os clientes.

“Por meio do projeto, mais de 1.100 mulheres já tiveram a oportunidade de atuar como motoristas na Braspress e que seguiram a carreira, seja dentro ou fora da Companhia, após a chance que conseguiram aqui. Atualmente, 131 motoristas integram o quadro atual e estamos trabalhando para alcançar a meta de 30% de mulheres na frota, o que lá atrás, quando ainda era uma novidade, já obtivemos”, comentou Urubatan Helou.

O Rainhas do Volante vai além da contratação pois também forma e desenvolve novas motoristas custeando a formação em autoescolas parceiras para mudança de categoria da CNH; oferece treinamentos teóricos e práticos com simuladores de direção; disponibiliza apoio médico e psicológico por meio do CAMB (Centro de Apoio ao Motorista Braspress) “Basil de Barros” com exames como pressão arterial, glicemia, bafômetro e avaliação psicotécnica, além do oferecimento da Sala de Amamentação para as lactantes; e garante infraestrutura adequada com dormitórios e vestiários femininos.

“O programa quebrou paradigmas em um setor historicamente masculino, criando um ambiente mais inclusivo, justo e seguro. A iniciativa não só amplia o talento disponível, mas também reforça que “competência não tem sexo”, que é o nosso lema aqui. A Braspress seguirá investindo no projeto, ampliando as ações de segurança, saúde e bem-estar, além de reforçar as políticas de combate ao assédio e de valorização profissional”, finalizou o CEO.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.