PIB: Preço de combustível em alta derruba transportes no 3º trimestre, diz IBGE
Compartilhe

A alta dos preços de combustíveis no terceiro trimestre de 2023 pesou sobre o resultado dos serviços de transporte, armazenagem e correio, segundo a coordenadora de Contas Nacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Rebeca Palis.

O segmento recuou 0,9% no terceiro trimestre, ante o segundo, a primeira queda depois de oito trimestres seguidos de alta, desde o segundo trimestre de 2021 (-0,7%).

“Um dos principais consumos do setor de transportes é o combustível. Quando tem aumento em volume ou em preço, pressiona o valor adicionado para baixo. O valor adicionado é o resultado do que um setor produz menos o que consome. Se há descasamento, puxa o valor adicionado para baixo”, explica Palis.

No terceiro trimestre, o setor de serviços como um todo cresceu 0,6% em relação ao segundo trimestre. O segmento de transporte, armazenagem e correio foi o único entre os sete que compõem o setor de serviços a registrar recuo na passagem entre o segundo e o terceiro trimestre.

As atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados, por sua vez, cresceram 1,3%. Os seguros são o destaque neste segmento, de acordo com Palis. “Os seguros estão com comportamento positivo este ano, com crescimento mais alto das contribuições que dos sinistros”, diz.


voltar