Segundo os dicionários, alarmista é a pessoa que tem o hábito de propagar notícias alarmantes.
Há alarmistas em todos os lugares, em todas as empresas e até nas famílias e nos grupos de amigos. É preciso tomar cuidado com essas pessoas, pois o alarmismo delas pode nos fazer tomar decisões equivocadas, apressadas e prejudiciais.
Muitos alarmistas se valem de dados reais, coletados com a seletividade própria da visão que possuem, sempre negativa e preocupante da realidade.
Pessoas alarmistas nem sempre são más ou têm má intenção. Elas se acham previdentes e têm um profundo desejo de aconselhar, de ajudar, de não deixar as pessoas caírem num otimismo inconsequente que poderá prejudicá-las.
Elas estão sempre avisando do perigo, mostrando as dificuldades, falando sobre o pior que poderá acontecer.
Geralmente essas pessoas desconfiam de dados positivos, de notícias de sucesso e têm profundo desprezo por pessoas otimistas e entusiasmadas que, segundo as alarmistas, são pessoas bobas, ingênuas, que não têm capacidade de ver a realidade como de fato é, isto é, difícil e cheia de perigosas armadilhas.
Repare que essas pessoas alarmistas são muito críticas. Veem o sucesso alheio com desconfiança e quase sempre têm dificuldade para vencer profissionalmente, pois sua visão extremamente negativa as impede de tentar, de inovar, de criar, de arriscar. Elas nunca arriscam.
Mas, por favor, cuidado com um otimismo ingênuo que despreza todo e qualquer risco ou sinal de perigo. Frente a pessoas alarmistas é preciso ter um juízo crítico para ver se o alarme delas tem ou não fundamento real, antes de descartar qualquer hipótese.
Assim, se você tiver por perto pessoas alarmistas, procure administrar bem esse relacionamento para não se deixar contaminar por uma visão muito negativa da realidade, o que poderá impedir você de agir, de inovar, de se desenvolver. Lembre-se que viver, empreender, crescer sempre envolverá riscos que devem ser bem calculados, mas não devem impedir a ação.
Pense nisso. Sucesso!
voltar