Pesquisa revela que 49% dos paulistanos não aprovam em parte o rodízio de caminhões
Compartilhe
17 de Julho de 2008 – 10h00 horas / Redação SETCESP
A última rodada da Pesquisa SETCESP/Ibope de 2008 revela que 23% dos paulistanos não aprovam o rodízio de caminhões em São Paulo, enquanto 49% aprovam ou desaprovam em parte a medida e 35% aprovam totalmente.
A pesquisa, realizada nos dias 12 a 14 de julho, entrevistou 602 pessoas de várias regiões da cidade. Também foram avaliadas as intenções de voto às próximas eleições municipais. Esses dados foram destacados na coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (16), na sede do SETCESP.
O presidente do SETCESP, Francisco Pelucio, informou que já estão confirmadas as presenças de Geraldo Alckmin (PSDB), do prefeito Gilberto Kassab (DEM) e Marta Suplicy (PT), no café da manhã do SETCESP. “O transportador de carga quer conhecer os princípios que norteiam cada uma das propostas de política de abastecimento e a mobilidade urbana dos pré-candidatos à prefeitura de São Paulo”, explicou. O primeiro encontro será no dia 29 de julho com o ex-governador Geraldo Alckmin, no dia 12 de agosto, com o atual prefeito Gilberto Kassab e no dia 16 de setembro com a ex-prefeita Marta Suplicy. “Nossa atividade tem sido massacrada com a ampliação da área de restrição à circulação dos caminhões, que quadruplicou o seu tamanho, pulando dos 24,5 km² para 100 km² de área no curto prazo de sete meses”, desabafou.
Na intenção de voto para a prefeitura de São Paulo, segunda pesquisa SETCESP/Ibope continuam na liderança, Marta Suplicy (35%) e Geraldo Alckmin (32%). Para o diretor de atendimento e planejamento do Ibope, Hélio Gastaldi, um dado a ser destacado é o empate entre Gilberto Kassab e Paulo Maluf na terceira posição, com 11% cada. Para o segundo turno, o Ibope pesquisou três cenários diferentes. No primeiro, Marta Suplicy tem 51% das intenções de votos e Gilberto Kassab 36%. No segundo, Geraldo Alckmin registra 50% e Marta Suplicy 41%. No terceiro, Geraldo Alckmin recebe 59% das intenções de votos e Gilberto Kassab 22%. Paulo Maluf (PP) continua com o maior índice de rejeição (56%) seguido por Marta Suplicy (31%), Gilberto Kassab (26%) e Geraldo Alckmin com (13%). A margem de erro da pesuqisa é de 4%.
A contratação de três rodadas de pesquisa ao Ibope sobre a intenção de voto do eleitor à prefeitura de São Paulo foi a primeira iniciativa do SETCESP de participar do processo democrático. “É importante deixar claro que não pretendemos com essa ação abraçar nenhuma das candidaturas nessa corrida eleitoral”, ressaltou Pelucio. Essa é a segunda vez que o SETCESP contrata o Ibope para fazer a pesquisa, a primeira vez ocorreu na eleição de 2006 ao governo do Estado de São Paulo.
“SETCESP
Jornalistas na última rodada da divulgação da Pesquisa SETCESP/Ibope

voltar