Perca o medo e a vergonha de perguntar
Compartilhe

É uma pena que nós, brasileiros, não sejamos educados a perguntar.

A maioria das pessoas tem vergonha de perguntar e com isso deixam de mostrar o quanto são inteligentes. Há um grande engano quando se pensa que uma pessoa inteligente é aquela que tem respostas para tudo. Na verdade, inteligente é quem tem perguntas para tudo, pois existem muito mais respostas erradas do que perguntas erradas.

Não sei de onde veio a ideia de que quem pergunta é ignorante. A verdade é quem não pergunta é que viverá na ignorância e não o contrário.

Os alunos brasileiros têm medo e vergonha de perguntar e esse é um dos maiores motivos de nosso atraso escolar.

O Professor Mário Biazzi, Presidente da Diretoria Executiva da Fundação Luiz Almeida Marins Filho, professor emérito de matemática em várias universidades, afirma, sem medo de errar, que o medo ou a vergonha de perguntar é uma das maiores razões das dificuldades que os alunos sentem com a matemática. Em parceria com outro professor, João Gomes, escreveu três livros chamados “Por que” com perguntas e respostas que, segundo os autores, deveriam ter sido feitas pelos alunos que não as fizeram. E o mais perigoso é que esse medo ou vergonha de perguntar ocorre em todos os graus, desde o ensino fundamental até mesmo nos cursos de pós-graduação.

O mesmo problema ocorre nas empresas. Com medo ou vergonha de perguntar, os colaboradores erram muito, têm um enorme gasto e energia em retrabalhos que seriam evitados se tivessem perguntado mais, tirado todas as dúvidas antes do início da tarefa.

Para ajudar a enfrentar esse desafio, a Fundação Luiz Almeida Marins Filho – FUNDAÇÃO LAMF – tem feito a campanha INTELIGENTE É QUEM PERGUNTA junto a escolas de todos os níveis em todo o Brasil e também junto a empresas e comunidade.

Participe também desta campanha na sua empresa e na sua comunidade.

Imprima o selo desta campanha e divulgue este texto também para os não assinantes para que enfrentemos juntos esse grande desafio.

Visite o site da Fundação LAMF – www.fundacaolamf.org.br e conheça todos os programas e projetos da fundação.

Pense nisso. Sucesso!


voltar