O reajuste anual contratual de todas as tarifas de pedágio na rodovias do Estado de São Paulo nos faz lembrar, a cada aumento, do alto custo para a utilização das vias de rolamento em nosso Estado e em diversas outras rodovias do Brasil.
Sim, temos as melhores rodovias do país, com boa pavimentação em sua maioria, boa infraestrutura e atendimento aos usuários, mas o custo do pedágio em nosso Estado e em todo o Brasil aumenta o preço do transporte de cargas e onera uma das atividades mais importantes para a economia nacional.
O pedágio é um componente importante do custo do transporte e, apesar de estar incluso nos fretes pagos pelos clientes das transportadoras, não deixa de impactar no custo final da atividade. Oferecer rodovias com boas condições para o uso dos cidadãos e das empresas é obrigação do Estado garantida por Lei, mas esta responsabilidade, infelizmente, é repassada à iniciativa privada por meio das concessões e as concessionárias têm lucros astronômicos com tais operações.
Em algumas atividades do transporte, como a movimentação de cargas especiais e indivisíveis, o pedágio toma outro corpo, onerando as empresas do setor, com a cobrança de uma taxa especial adicional.
Rodovia em boas condições, infelizmente, é sinônimo de pagamento de pedágio no Brasil.
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