Passar no sinal amarelo dá multa?
Compartilhe

Existe uma piadinha que diz: no sinal verde, passe; no vermelho, pare; e no amarelo, acelere como se sua vida dependesse disso! Mas será que atravessar o sinal amarelo é mesmo uma boa ideia?

Se você está apenas preocupado com a multa, saiba que dificilmente será punido por furar um farol amarelo. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê penalidades apenas a quem passa no sinal vermelho, considerado uma infração gravíssima, que resulta em sete pontos na carteira de motorista e multa de R$ 293,47.

Portanto, é quase impossível ser multado nessas situações. A exceção é se um agente de trânsito estiver presente no local e entender que, ao passar no sinal amarelo, o motorista provocou algum risco para outros condutores ou pedestres, que será a justificativa para a aplicação da infração.

Mas, de acordo com o Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito, a definição para o sinal amarelo é indicar o término do direito de passagem. “O condutor deve parar o veículo salvo se não for possível imobilizá-lo em condições de segurança”, diz o documento.

Ou seja, a indicação é usar o amarelo para iniciar o processo de frenagem, sinalizando também para os motoristas que vêm atrás que o farol está prestes a fechar. Com essa transição, o condutor não precisa frear de forma brusca como seria caso as luzes mudassem de verde para vermelho sem qualquer tipo de alerta.

E de madrugada?

Para melhorar a fluidez no trânsito e também por questões de segurança, muitas cidades deixam os semáforos com amarelo piscante durante a madrugada, o que significa advertência.

Por mais que seja permitido cruzar a interseção livremente nesses casos, já que não há preferência pela passagem de nenhum dos lados (direito ou esquerdo), ainda é preciso diminuir a velocidade e checar se outros carros podem atravessar no mesmo momento que você a fim de evitar acidentes.

Portanto, por mais que atravessar o sinal amarelo não afete o bolso do motorista por não ser passível de multa, a melhor alternativa é tirar o pé do acelerador quando o amarelo aparecer no semáforo à sua frente, e não o contrário. É uma medida simples e importante para a segurança de todos os envolvidos.


voltar