Compartilhe
07 de Julho de 2014 – 02h43 horas / Luiz Marins

Há pessoas que têm o péssimo hábito de cochichar no ambiente de trabalho.


O cochichar que irrita as pessoas não é o simples falar baixo, é claro. O que se torna falta de educação é quando o cochicho significa falar mal de alguém em volume baixo ou fazer comentários maldosos sobre o comportamento de alguém.


Tenho recebido mensagens de nossos assinantes que dizem ser esse um comportamento que tem passado dos limites da normalidade nas empresas. Já ouvi relatos de reclamação de bullying por pessoas que se sentiram intimidadas pelos cochichos seguidos de risadinhas entre colegas de trabalho.


Tenho dito com insistência que é preciso redescobrir a polidez, a educação, os hábitos de simples respeito às pessoas – que tornam um ambiente mais civilizado. Afinal, passamos trabalhando a maior parte de nossos dias e a maior parte de nossos anos. É preciso lembrar que cochichar, no sentido de fofocar, é falta de educação.


Assim, se você tem alguma coisa a dizer a alguém, seja leal e fale diretamente a ele. A franqueza, com polidez e educação, demonstrará ser você uma pessoa diferente e confiável. Caso não tenha coragem de dizer, não fale a terceiros, não comente, não cochiche. Cuidado com as “rodinhas” de fofoca e cochicho na empresa, afaste-se delas.


Faça um esforço para acabar com o mau hábito de cochichar e falar mal dos outros, comentar sobre atitudes e comportamentos alheios e de ridicularizar as pessoas. Se você pensa ser muito melhor, diferente, especial, sem defeitos, saiba que poderá estar muito enganado(a) e até sendo motivo para cochichos de muita gente…


Pense nisso. Sucesso!


Luiz Marins, consultor


voltar