Compartilhe
28 de Março de 2008 – 10h00 horas / Redação SETCESP e ABTLP
A Diretoria de Especialidade de Transportes de Produtos Perigosos do SETCESP e a Associação Brasileira dos Transportadores de Produtos Perigosos (ABTLP) realizaram café da manhã e palestra sobre licenças no segmento, nesta quarta-feira (26/3), na sede do Sindicato, em São Paulo (SP).
O vice-presidente do SETCESP, Manoel Souza Lima Júnior destacou a importância do encontro que visa esclarecer a complexa legislação do transporte de produtos perigosos para uma prestação de serviços com mais segurança.
A presidente da diretoria da especialidade, Paula Fonseca Souza Lima, convidou os presentes a integrar este grupo de estudo que se reúne regularmente na entidade para analisar a legislação do setor e questões gerais do dia a dia das empresas do segmento.
O presidente da ABTLP, Paulo de Tarso Martins Gomes, fez uma palestra esclarecedora sobre Licenças e Normas Aplicáveis no Transporte de Produtos Perigosos. Ele enfatizou os principais aspectos da legislação federal, bem como as normas brasileiras às quais a atividade está sujeita (como a NBR 7500, relativa à identificação para transporte terrestre, manuseio, movimentação e armazenamento desses produtos) e os regulamentos técnicos de qualidade para essas operações, entre os quais o RTQ 5i, que se refere à inspeção periódica de equipamentos utilizados no transporte de produtos perigosos a granel.
Outra questão abordada por Martins Gomes refere-se às licenças de funcionamento, exigidas simultaneamente em âmbitos federal, estadual e municipal, o que vem onerando os custos operacionais da atividade.
“SETCESP
Paulo de Tarso esclarece sobre Licenças e Normas Aplicáveis no Transporte de Produtos Perigosos

voltar