Painel mostra o impacto da pandemia sobre a saúde dos trabalhadores do transporte
Compartilhe
Data – hora / Fonte

O SEST SENAT lançou um Painel de Testagem no Transporte Rodoviário com um retrato do impacto da covid-19 sobre a saúde de trabalhadores do setor de transporte. A ferramenta, desenvolvida pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) em parceria com o SEST SENAT, traz os resultados parciais dos testes rápidos já realizados pela instituição em motoristas profissionais do transporte de cargas, caminhoneiros autônomos, motoristas de ônibus e cobradores.

Os testes foram aplicados durante a quarta fase da campanha ‘Transporte em Ação – Mobilização Nacional de Combate ao Coronavírus’, promovida pelo SEST SENAT iniciada em 8 de junho.

Segundo os dados apurados na primeira semana julho, da amostragem de 36.992 testes já realizados, 90% (33.186) foram negativos; 9% (3.163), positivos; e 1% (343), inconclusivos (testes descartados).

Entre os profissionais testados que possuíam algum sintoma da Covid-19, a taxa de infecção é de 22%; entre aqueles que não possuíam qualquer sintoma, a taxa é de 7%.

No estado de São Paulo foram 366 casos positivos para o novo coronavírus, desses 314 não sentiam nenhum sintoma da doença.

Os testes rápidos aplicados pelo SEST SENAT levam em consideração a quantidade de anticorpos (IgM e IgG) produzidos pelo corpo humano contra o vírus SARS-COV-2, que provoca a covid-19.

“Esses são dados estratégicos para direcionar ações das empresas do transporte e do poder público durante a pandemia. Além disso, são produto de uma ação setorial inédita, com o propósito de aprimorar e ampliar a prestação de serviços do SEST SENAT para as empresas do setor e para toda a sociedade”, afirma o presidente da CNT e dos Conselhos Nacionais do SEST e do SENAT, Vander Costa.

O painel permite que as informações sejam consultadas a partir dos resultados gerais; por perfil (sexo e idade); por estado de residência do profissional (um motorista que saiu de Curitiba, por exemplo, mas foi testado em São Paulo, tem o resultado computado para o estado do Paraná); e por tipo de público testado. No entanto, não é recomendável estabelecer comparações entre os indicadores de cada categoria profissional em razão de parâmetros estatísticos relacionados ao número de testes aplicados em cada um dos públicos.

Para conferir as informações do painel acesse o QR Code e confira os dados atualizados https://www.sestsenat.org.br/painel-de-testagem-no-transporte-rodoviario-covid-19.

*Este conteúdo foi produzido com as informações do SEST SENAT.

 


voltar