Até outubro de 2024, cerca de
160 empresas que atuam no Brasil aderiram ao movimento pela ética, probidade e respeito às questões sociais, ambientais e humanas no ambiente corporativo. No segmento de infraestrutura e logística, cerca de dez companhias fizeram a adesão.
A
Prestex foi a primeira do segmento de Logística Emergencial B2B a efetivar sua assinatura com o
Pacto Brasil, em maio de 2024. A empresa, que atua em todo país, está há 22 anos no mercado e possui um robusto programa de compliance.
Para detalhar a importância do segmento de Logística e de que forma o Pacto Brasil contribui com a ética no setor, a chief compliance officer da Prestex, Elizabete Loz, responde algumas questões:
Como você avalia o desempenho do setor dos operadores logísticos?
Elizabete Loz: Vem crescendo nos últimos anos, gerando empregos, aprimorando-se cada vez mais, investindo em tecnologia e qualificação para atender aos prazos cada vez mais agressivos impostos pelos consumidores e empresas. Segundo o panorama do setor em 2023, divulgado no mês de setembro pela Associação Brasileira dos Operadores Logísticos (OL) em parceria com o ILOS, são 1.300 empresas operadoras de logística no Brasil, responsáveis por 2,3 milhões de empregos diretos e um faturamento de 192 bilhões, quase 2% do PIB nacional.
Dada a relevância do setor para a economia nacional, de que forma os objetivos do Pacto Brasil, da CGU, podem contribuir?
Elizabete Loz: uma operação logística envolve uma série de questões burocráticas que precisam ser seguidas de forma ágil, transparente e assertiva para que a empresa funcione em conformidade com as leis e suas próprias diretrizes, garantindo uma entrega ágil e eficaz. Os relacionamentos precisam ser éticos e de confiança para que sejam sustentáveis. Um modelo de
compliance bem definido, com um código de ética e conduta implementado com o engajamento de toda a equipe, aumenta a competitividade da cadeia de suprimentos (supply chain), protegendo a empresa, clientes e parceiros de possíveis riscos. Neste sentido, aderir ao Pacto Brasil, torna público as medidas de integridade frente aos seus stakeholders, minimizando a ocorrência de fraudes e irregularidades. O Pacto pode auxiliar ainda as empresas a aprimorarem suas políticas ambientais e sociais, garantindo que estejam em sintonia com as expectativas tanto globais quanto locais
Qual o propósito da Prestex, como primeira empresa do segmento de logística emergencial, ao assinar o Pacto Brasil?
Elizabete Loz: Ao aderir ao Pacto Brasil, a Prestex confirma seu compromisso contínuo com a ética e a integridade corporativa, garantindo que nossas práticas estejam alinhadas aos elevados padrões de conduta empresarial. Isso significa que buscamos alinhar nossas ações ao que é mais correto e justo, reforçando a confiança e a transparência em tudo o que fazemos. Essa adesão não apenas reforça nossas alianças, mas também garante que nossas operações atendam aos mais elevados padrões de conduta, evidenciando nosso compromisso ativo com práticas de negócios responsáveis e sustentáveis em toda nossa cadeia de atividades. Essa adesão possibilita à Prestex uma revisão e melhoria contínua de suas práticas, garantindo conformidade e cultivando uma cultura corporativa ética e transparente.
Quais iniciativas a Prestex já vem desenvolvendo para manter a integridade e ética em seu ciclo de negócio?
Elizabete Loz: Implementou um programa de compliance robusto, a adoção de um código de ética e conduta aplicável tanto internamente quanto para terceiros, bem como um canal de denúncias. Além disso, vem realizando treinamentos regulares de compliance e campanhas de comunicação para sensibilizar lideranças e colaboradores. Outras práticas incluem diligências rigorosas na contratação de terceiros, políticas socioambientais ativas, e a promoção da transparência, incentivando a divulgação aberta para os colaboradores de informações sobre atividades e políticas da empresa. A governança corporativa da Prestex é reforçada por um comitê dedicado a riscos e conformidade. Além dessas medidas, há a realização de uma pesquisa de Diversidade e Inclusão, que reforça o compromisso com a ética empresarial e ajuda a orientar as políticas internas para um ambiente de trabalho ainda mais inclusivo e diversificado.
O que vem pela frente neste tema?
Elizabete Loz: Além da jornada de compliance, que teve início oficialmente na Prestex em janeiro de 2023, a empresa está desenvolvendo práticas e estruturas para atender aos mais elevados padrões de ética e integridade. O foco agora está no Selo Pró-Ética, criado pelo Instituto Ethos e pela Controladoria-Geral da União (CGU), pois reflete os valores que a empresa promove internamente e na comunidade empresarial mais ampla. O compromisso da Prestex é evoluir suas práticas para atingir esses objetivos importantes em um futuro próximo.
Confira a lista de todas as empresas que já aderiram ao Pacto Brasil:
link