Outubro Rosa: Canal do Vez e Voz transmite live sobre autocuidado
Compartilhe

‘Cuide-se! Você é seu próprio lar’. Com este título, que também é uma sugestão, foi realizada uma live transmitida pelo canal oficial do Vez e Voz no YouTube na tarde de ontem para conscientização do Outubro Rosa, que marca o mês de prevenção ao câncer de mama.

Ranielly Moreira, analista de marketing da Mercedes-Benz e coordenadora do movimento A Voz Delas, conduziu o bate-papo que contou com a participação da médica e especialista em Colposcopia, Dra Maria dos Anjos, e das profissionais da Transtassi, Daniela Soares, analista de faturamento e Izabella Nunes, analista de RH.

“O autocuidado precisa ser constante. Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de mama é o que mais acomete mulheres em todo mundo. Não podemos ter medo de falar sobre este assunto”, abservou Ranielly.

Neste mesmo período, no ano passado, Daniela descobriu, aos 28 anos, o diagnóstico de câncer de mama. “No começo, a gente se assusta, não sabe nem como dar essa notícia para a família. Comecei a fazer a quimioterapia e senti que aquele remédio era o que precisava. Acreditei que seria curada. Se as coisas boas passam, as ruins também vão passar”, contou.

Enquanto fazia o tratamento, Daniela decidiu que seguiria trabalhando. “O médico ofereceu o afastamento, mas optei por seguir trabalhando para ocupar minha mente. Fiquei durante esse tempo em home office, a empresa me possibilitou isso e me deu todo apoio”, relatou.

“O fato de ela ter nos procurado para compartilhar esse diagnóstico mostra a confiança que ela tem em nós como organização. E o nosso papel é promover esse ambiente seguro. Ela escolheu continuar trabalhando e propomos o home office, para que ajustássemos a realidade dela na empresa, conforme àquilo que ela estava vivendo na época”, disse Izabella, que é psicóloga.

“A autoestima, o apoio familiar e o entendimento da jornada de tratamento é muito importante”, avaliou a médica. “Pessoas recebem esse diagnóstico como uma sentença de morte, mas não precisa ser assim.  O câncer de mama tem chance de cura de 95% quando o diagnóstico é precoce”, acrescentou.

Maria dos Anjos aconselhou que as mulheres façam não somente o autoexame, como também a mamografia e que mantenham consultas regulares com seus médicos. “Precisamos melhorar a nossa qualidade de vida, ter um sono regular, não fumar e fazer atividades físicas. Se chegar o diagnóstico, o apoio de quem está ao redor é fundamental. O emocional comanda muitas questões do corpo”, aconselhou por fim a médica.

Vem aí: Participe você também do 3º Fórum de Mulheres no Transporte e Logística que acontecerá na Fenatran, no dia 7 de novembro (quinta-feira) às 13h30 com credenciamento gratuito. Clique e se inscreva pelo site.

 

 


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.