Compartilhe
17 de Março de 2017 – 04h32 horas / Luiz Marins

Um dos mais importantes estudos da antropologia é o da estética. Os valores estéticos são considerados de suma importância para o ser humano.

 

A valorização estética aumenta a autoestima das pessoas. Trabalhar num ambiente bonito, limpo, climatizado, com pessoas bem vestidas, etc., faz o ser humano sentir-se mais gente, mais humano. Todos estamos buscando desesperadamente melhor qualidade de vida. E não há nenhuma dúvida de que a qualidade de vida passa, necessariamente, pela valorização estética.

 

Um dos grandes exemplos mundiais dos efeitos da valorização estética e sua importância para o sucesso é a Disney. A atenção aos detalhes estéticos é um dos pontos fundamentais da fórmula do sucesso Disney. No Brasil, um dos maiores cases dos efeitos da valorização estética é a cidade de Curitiba. Curitiba é hoje uma das mais admiradas cidades da América Latina por sua qualidade de vida, beleza e equipamentos urbanos de qualidade. E tudo começou pela valorização estética feita na gestão do Prefeito Jaime Lerner.

 

O novo Prefeito de São Paulo, João Dória, com ações decididas de zeladoria urbana e valorização estética que incluem à sua maneira ética, polida, educada e firme de administrar, está surpreendendo os cidadãos paulistanos que começam a sentir orgulho de sua cidade e prazer em morar na maior metrópole do Hemisfério Sul. Como efeito imediato, as empresas, conscientes de sua responsabilidade social, estão participando, dando sua contribuição e, principalmente, aumentando seus investimentos na cidade, gerando emprego e renda para a população.

 

E assim como nas cidades, as empresas e organizações precisam compreender os efeitos da valorização estética que ultrapassa os limites do ambiente físico abrangendo a ética, as boas maneiras, a polidez, o trajar, a valorização da cultura, da educação, das artes, da música.

 

Pessoas medíocres consideram a valorização estética uma perda de dinheiro, uma desnecessária perfumaria e que há coisas mais importantes para investir e fazer. É preciso compreender que a valorização estética não é dinheiro jogado fora. É investimento! Ela traz – e somente ela poderá trazer – a autoestima necessária para o ser humano, melhorando nossa saúde mental e física, aumentando nosso prazer em viver e trabalhar.

 

Pense nisso. Sucesso!


voltar