Considere fazer “treinamentos” empresariais em situações não-formais, como num almoço, num churrasco, num happy hour ou mesmo num bar.
Nossa experiência mostra que esses “treinamentos” têm muita eficácia e às vezes resultados superiores a treinamentos formais em sala de aula.
Quando digo “treinamento” quero dizer a discussão de um tema de interesse da empresa para um grupo específico, com alguém que informalmente modere a discussão e a deixe correr solta. Nessas ocasiões informais as pessoas se sentem mais à vontade e o ganho de aprendizagem é maior.
Temos feito isso com grandes resultados.
Também temos que lembrar que há ocasiões excepcionais para o treinamento de nosso pessoal como a participação em palestras, feiras e eventos que acontecem durante todo o ano. Muitas vezes a visita a uma feira ou a participação em um evento externos têm um valor de aprendizagem muito superior a um curso formal dentro da empresa.
Assim, é preciso que você e as empresas estejam sempre atentas para essas oportunidades não-formais de treinamento e desenvolvimento que quase sempre são de baixo custo e, muitas vezes, até sem custo algum, para que você e as empresas possibilitem a seus colaboradores a participação. É um dos maiores ganha-ganha que temos visto.
Pense nisso. Sucesso!
voltar