Operação contra roubo de cargas prende 26 na Baixada Fluminense
Compartilhe

Uma operação da Polícia Civil do RJ deflagrada nesta última quinta-feira (6) na Baixada Fluminense tenta desarticular uma quadrilha de roubo de cargas e de carros. Até as 10h, 26 pessoas haviam sido presas. São 35 mandados de prisão no total.

Segundo as investigações da 59ª DP (Caxias), o bando atacava caminhoneiros, motoristas e lojistas a fim de aumentar o lucro e permitir a continuidade do domínio das favelas. Os criminosos também praticavam sequestros-relâmpago.

Alguns alvos da operação até então passavam despercebidas da atuação policial, uma vez que nem sequer possuíam anotações criminais e se deslocavam por Duque de Caxias livremente.

Durante as prisões, dois suspeitos tentaram fugir e fizeram uma família refém. Policiais da 59ªDP (Duque de Caxias), com o apoio da Core, conseguiram libertar as vítimas. Com eles, foi apreendida uma pistola. Os dois foram levados para a Cidade da Polícia.

Rodrigo Rabelo Ferreira, conhecido como Panda [de cabelo curto], é apontado pelas investigações como autor da morte de um policial militar em um supermercado em Vila Canaã, em 2016. O comparsa que também foi preso é Francisco Eldon Rodrigues Filho, conhecido como Cacá.

Outro homem detido na operação, Matheus William Pereira Valentim Máximo, apresentou aos policiais uma carteira de militar paraquedista.

Em nota, o Comando Militar do Leste informou que o soldado ingressou no Exército no ano passado.

“Confirmamos que o indivíduo preso na manhã de hoje, em operação da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, é soldado do Exército, cujo ingresso se deu em 2018. O Comando Militar do Leste vem acompanhando de perto todas as ocorrências envolvendo seus integrantes. O CML está cooperando inteiramente com as autoridades policiais e reitera que não compactua com quaisquer condutas irregulares ou ilícitas por parte de seus militares.”

Os indiciados responderão pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, porte ilegal de armas, organização criminosa, entre outros crimes, cujas penas somadas ultrapassam 30 anos de prisão.

A Operação Caligarium mobiliza 200 agentes e se concentra no Complexo da Mangueirinha, em Duque de Caxias. O conjunto de favelas engloba seis comunidades: Santuário, Sapo, Corte Oito, Centenário, Favelinha e Mangueirinha.

Um helicóptero dá apoio à operação.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.