Omnilink mantém histórico de crescimento em 2022
Compartilhe

Referência de mercado, empresa traça metas para se consolidar como “one stop shop” do transportador

A Omnilink, líder em tecnologias para toda a cadeia de transporte e logística, mantém o contínuo crescimento estabelecido nos últimos anos, baseado em lançamentos, aquisições e renovações em sua linha de produtos.

Guiada pela missão de “contribuir para um mundo mais integrado, conectado e seguro”, a gestão iniciada em 2019 por Eduardo Lacet, presidente, e Cristiane Akiko, vice-presidente, continua a render excelentes resultados percebidos pelo mercado.

A empresa esteve na Fenatran 2022, Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas que figura entre as mais importantes feiras de transporte e logística do mundo, recebendo clientes, fornecedores e visitantes em seu estande. Um dos grandes destaques da Omnilink no evento foi a integração da comunicação LoRa à sua linha de soluções e lançamentos para 2023.

Muito utilizada no mercado de Internet das Coisas (IoT), a rede de comunicação LoRa (Long Range) difere das demais tecnologias disponíveis, como 2G, 3G e 5G, pelo fato de ser mais resiliente à ação do Jammer, o famoso bloqueador de sinal utilizado por quadrilhas especializadas. Com o Jammer, os bandidos são capazes de neutralizar o sistema de rastreamento, levar o caminhão para um lugar deserto e roubar a carga. A tecnologia LoRa permanece ativa mesmo nestas situações, bastando a aproximação de uma das 250 mil antenas móveis ou fixas espalhadas pelo Brasil para a informação sobre a localização do caminhão ou da carga ser enviada para o sistema da Omnilink. O Índice de Recuperação Veicular (IVR) com essa tecnologia é de 95%.

“Outra grande vantagem do LoRa está no consumo muito baixo de energia dos dispositivos, que duram de 12 a 18 meses sem recarga”, afirma o diretor comercial e de marketing da Omnilink, Fabrício Fatuch. De fácil instalação e pequeno tamanho, a tendência é que 10 mil dispositivos novos sejam instalados por mês, em veículos que já possuem uma das tecnologias Omnilink ou em produtos recém-adquiridos.

“Nossos dados mostram que um veículo que utiliza a tecnologia LoRa leva de cinco a dez minutos para ser localizado e iremos oferecer aos nossos clientes mais esta ferramenta, que amplia a segurança, consolidando a Omnilink como uma empresa de soluções tecnológicas para todo tipo de operador logístico”, afirma o presidente da empresa, Eduardo Lacet.

O grupo empresarial sob gestão de Lacet adquiriu recentemente a CEABS Serviços, empresa expoente no mercado de soluções para rastreamento, que tem 250 mil veículos leves equipados com rastreadores LoRa. Agora a meta é expandir para os pesados, com a vantagem das 250 mil antenas já em operação.   

Aquisições e lançamentos que visam consolidar a Omnilink como ‘one stop shop’ (em tradução; loja completa) do transportador, o ponto central que entregará todas as tecnologias e acessos que a cadeia logística precisa, passando pelas soluções de rastreamento, telemetria avançada, iscas eletrônicas, câmeras embarcadas e demais soluções de segurança oferecidas pela companhia.

“A Omnilink possui um conjunto amplo de tecnologias que nos permite buscar essa posição, do rastreamento tradicional a utilização do LoRa e até mesmo com a possibilidade de leitura de placas, detecção do cansaço do motorista, acompanhamento de cargas e carretas e auxílio para a recuperação em casos de sinistro”, afirma o diretor de produto, Everton Rosa.

A companhia vem há quatro anos em uma ascendente de resultados positivos, fechando 2022 com indicadores que confirmam essa solidez, aumentando 21% sua receita bruta e entregando um Ebitda 35% maior que o ano anterior.

Resultados que renderam a inclusão da companhia na 12ª edição do relatório ‘Fleet Management in the Americas’, elaborado pela Berg Insight, empresa sueca independente de análise e consultoria da indústria nas áreas de IoT e tecnologias digitais, como destaque no setor de gestão de frotas devido a sua representativa base instalada de equipamentos e a parceria com grandes montadoras para prover soluções diretamente da fábrica.

A Omnilink se prepara para um 2023 desafiador, confiando em seus colaboradores na busca por resultados ainda mais expressivos. “A Omnilink é feita por pessoas altamente comprometidas em dar o seu melhor para transformar o setor de transporte e logística. É por isso que somos extremamente gratos por esses profissionais e parceiros que hoje formam a Omnilink”, encerra Cristiane Akiko, vice-presidente da companhia.

Cristiane Akiko e Eduardo Lacet, vice-presidente e presidente da Omnilink


voltar